[box]

Imagem ilustrativa da imagem Fotografia 2019

FOTOGRAFIA 2019

Doze momentos de 2019 em imagens publicadas pela FOLHA

[/box]

As fotos do ano

Fortes emoções e trivialidade

O ano de 2019 entrelaçou em seus emaranhados de horas momentos ímpares, grandes transformações e fortes emoções com a trivialidade de um cotidiano singular. Para muitos pode ter sido apenas um período de 12 meses; para outros, no entanto, que tiveram suas vidas transformadas, cada dia vale como uma década. E assim foi retratado o ano pelo fotojornalismo da Folha de Londrina em 2019, com uma tradição de 71 anos de premiadas imagens e reconhecimento internacional, os fotojornalistas que passaram pelas páginas da FOLHA conseguiram gravar cenas marcantes. Por exemplo, a emoção dos jovens jogadores do LEC perante a história contada em troféus no Memorial Edson Henrique, com os inúmeros desafios pela frente em busca de um lugar ao sol, e o desconsolo de um torcedor, dez meses depois, quando o time estamparia as manchetes novamente, rebaixado por erros dentro e fora de campo.

O cenário de seca de fevereiro que trouxe à superfície uma ponte-fantasma em Sertanópolis, na Região Metropolitana de Londrina, contrasta com os estragos que fortes tempestades causaram à família da costureira Márcia Lourenço, quando tudo o que tinha foi levado pelas águas de outubro.

E o que é essa beleza do fotojornalismo que compreende desde a geometria singular da linha industrial de móveis de Arapongas até a destruição sem precedentes dos incêndios nas florestas e pastos bravamente combatidos com baldes d’água?

Segundo o editor de fotografia da Folha de Londrina, Sergio Ranalli, é a capacidade de informar, emocionar e contar histórias do nosso estado com a luz. “Nós fomos os olhos do leitor na luta inglória de dois agricultores contra o fogo na lavoura, registramos o desalento do torcedor do LEC na arquibancada do Estádio do Café, observamos a escuridão da sala de aula devido ao roubo de fiação, o olhar de esperança da imigrante iraniana, chegamos bem perto da tensão na Assembleia Legislativa, uma quantidade sem fim de acontecimentos e sensações que só o fotojornalismo consegue transmitir aos nossos leitores.”

PATRÍCIA MARIA ALVES

EDITORA

[box]

Imagem ilustrativa da imagem Fotografia 2019

[/box]

JANEIRO

[box]

Imagem ilustrativa da imagem Fotografia 2019

[/box]

16 DE JANEIRO 2019

TUBARÃO - Elenco do LEC visita o memorial do clube no estádio Vitorino Gonçalves Dias. Com a intenção de reforçar a confiança da equipe e mostrar suas condições de fazer história, atletas consagrados relembraram as glórias aos novatos que sonham em ganhar espaço no time. A foto é de Ricardo Chicarelli.

Leia a reportagem:Jogadores do Londrina entram em contato com a história do clube

FEVEREIRO

[box]

Imagem ilustrativa da imagem Fotografia 2019

[/box]

18 DE FEVEREIRO 2019

SECAS - A estiagem prolongada do início do ano causou mudanças no cenário da região. O baixo nível da represa da Hidrelétrica Capivara fez reaparecer a “Ponte Caída”, em Sertanópolis. Segundo moradores, há pelo menos cinco anos a estrutura não ficava totalmente visível. Seca preocupa pescadores. A foto é de Gustavo Carneiro.

Leia a reportagem:Ponte reaparece depois de anos submersa

MARÇO

[box]

Imagem ilustrativa da imagem Fotografia 2019

[/box]

19 DE MARÇO DE 2019

AULA ÀS ESCURAS - Mais uma vez a escola Cláudia Rizzi, no jardim Parati, na zona norte de Londrina, ficou sem luz por causa de furto de cabos de energia. Pela manhã dessa segunda-feira (18), cerca de 170 alunos tiveram que estudar no escuro. É a segunda ocorrência registrada em menos de quatro meses no estabelecimento. A foto é de Gina Mardones.

Leia a reportagem:Uma escola municipal é invadida a cada 5 dias em Londrina

ABRIL

[box]

Imagem ilustrativa da imagem Fotografia 2019

[/box]

08 DE ABRIL DE 2019

DOMINGO NO PARQUE - Nem o tempo instável desanimou as famílias que foram em busca de entretenimento no primeiro domingo da ExpoLondrina. Os brinquedos do parque de diversões fizeram a alegria da garotada. “Aquilo não é um parque de diversão, aquilo é um sonho”, gritou emocionada uma menina que puxava sua mãe pela mão. A foto é de Marcos Zanutto.

Leia reportagem:Fim de semana com famílias no Parque Ney Braga

MAIO

[box]

Imagem ilustrativa da imagem Fotografia 2019

[/box]

21 DE MAIO DE 2019

PROTESTOS - Moradores de Irerê (zona sul de Londrina) bloqueiam a PR-445, no trevo de acesso ao distrito. População cobra melhorias em infraestrutura e serviços e dizem que se sentem abandonados pelo poder público. A foto é de Ricardo Chicarelli.

Leia a reportagem:PR-445 é liberada 13 horas depois de protesto

JUNHO

[box]

Imagem ilustrativa da imagem Fotografia 2019

[/box]

22 DE JUNHO DE 2019

EMPREGO E RENDA - Indústria impulsiona economia de pequenos municípios do PR - Levantamento da FOLHA com base em dados do PIB mostra que pequenos municípios que abrigam indústrias apresentam desempenho econômico superior à de outras cidades do mesmo porte. Com raras exceções, onde a participação da indústria é representativa, o PIB também é maior e há mais empregos. Reportagem visitou Sabáudia (Região Metropolitana de Londrina), que integra o polo moveleiro de Arapongas, e Sapopema (Norte Pioneiro), que sofre por falta de uma empresa âncora. A foto é de Sergio Ranalli.

Leia a reportagem:Indústria faz a diferença nos pequenos municípios

JULHO

[box]

Imagem ilustrativa da imagem Fotografia 2019

[/box]

29 DE JULHO DE 2019

APRENDIZADO - Mais de 4 mil estrangeiros de 76 nacionalidades são atendidos na rede estadual de ensino. Migrantes, refugiados ou apátridas integram turmas de Português para falantes de Outras Línguas. A iraniana Solmaz Salahshour tem fluência em persa, árabe e inglês, mas não sabia falar “oi” em português. A foto é de Gustavo Carneiro.

Leia a reportagem:Brasileiros e estrangeiros compartilham aprendizado

AGOSTO

[box]

Imagem ilustrativa da imagem Fotografia 2019

[/box]

16 DE AGOSTO DE 2019

TEMPO SECO - A estiagem que atinge o Paraná tem causado vários incêndios ambientais. No Noroeste, o fogo consumiu metade da área do Parque Nacional de Ilha Grande. Já em Londrina, as chamas destruíram uma pastagem na zona sul da cidade. A foto é de Gustavo Carneiro.

Leia a reportagem:Incêndio de grandes proporções atinge Parque Nacional de Ilha Grande

Queimada destrói pastagem na zona sul de Londrina

Região de Londrina é a campeã em número de queimadas no Paraná

SETEMBRO

[box]

Imagem ilustrativa da imagem Fotografia 2019

[/box]

24 DE SETEMBRO DE 2019

RESISTÊNCIA - O avanço da tecnologia transformou as brincadeiras das crianças. Porém, a boa e velha pipa ainda resiste no céu de algumas partes da cidade. Se antes se aprendia a confeccionar o brinquedo com os pais, hoje é ao Youtube que eles recorrem. Os modelos mudaram, mas a empolgação é a mesma. A foto é de Gustavo Carneiro.

Leia a reportagem:Empinar pipa pode ser aprendido na internet

OUTUBRO

[box]

Imagem ilustrativa da imagem Fotografia 2019

[/box]

29 DE OUTUBRO DE 2019

TEMPORAL EM DOSE DUPLA - Duas fortes pancadas de chuva que atingiram Londrina entre a noite de domingo e a tarde de ontem causaram estragos e transtorno em toda a cidade. Árvores não resistiram a ventos de até 50 km/h no centro e, na zona sul, a água invadiu várias casas. A foto é de Ricardo Chicarelli.

Leia a reportagem: Chuva gera caos e preocupação na zona sul de Londrina

NOVEMBRO

[box]

Imagem ilustrativa da imagem Fotografia 2019

[/box]

23 DE NOVEMBRO DE 2019

TUBARÃO É REBAIXADO - O empate entre Figueirense e CRB decretou o rebaixamento do Londrina. Depois de três boas campanhas na segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o alviceleste decepciona a torcida e fecha o ano como o time com mais derrotas na Série B. A foto é de Isaac Fontana/FramePhoto.

Leia a reportagem:Figueirense empata e rebaixa LEC para a série C

DEZEMBRO

[box]

Imagem ilustrativa da imagem Fotografia 2019

[/box]

04 DE DEZEMBRO 2019

SERVIDORES OCUPAM ASSEMBLEIA CONTRA MUDANÇAS NA PREVIDÊNCIA - Impedidos de acompanhar a sessão, manifestantes furaram o bloqueio da segurança. A Polícia Militar chegou a usar força, mas depois recuou e deixou livre o acesso. Sindicatos relatam feridos na ação. A foto é de Mariana Franco Ramos.

Leia a reportagem:Servidores ocupam Assembleia em protesto contra reforma da previdência

[box]

Imagem ilustrativa da imagem Fotografia 2019

[/box]

CONTINUE LENDO:

REPORTAGENS ESPECIAIS TRANSMÍDIA

- LONDRINA 85 ANOS

- RADICAIS E URBANOS

- VIDA NOS DISTRITOS