Foco do incêndio foi por volta das 11h; trabalho para apagar foi até final da tarde
Foco do incêndio foi por volta das 11h; trabalho para apagar foi até final da tarde | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Um incêndio atingiu uma longa extensão de pasto de um sítio na rua Monte Carmelo, no jardim Nova Esperança, na zona sul de Londrina, nesta quinta-feira (15). Até o final da tarde, o receio era de que as chamas atingissem uma mata e uma plantação de aveia. De acordo com moradores do espaço rural, o foco teve início por volta das 11h em terreno de uma chácara vizinha. Com o vento, o fogo se alastrou rapidamente.

“Tivemos que trazer os animais para outro lugar, porque era perigoso eles se queimarem. Criamos bois, vacas e ovelhas e infelizmente o fogo acabou com tudo. Eles ficaram sem pastagem para comer e agora temos que ver como eles vão se alimentar”, lamentou Ana Paula dos Santos, que mora no sítio, onde trabalha como caseira. “Terei que fazer inalação com a minha filha, pois ela só tem dois anos e inalou muita fumaça”, relatou.

Família que mora em sítio onde se alastrou queimada tentaram conter chamas com abafadores, mangueira e baldes
Família que mora em sítio onde se alastrou queimada tentaram conter chamas com abafadores, mangueira e baldes | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Por conta da proximidade das chamas às estruturas em que ficam galinhas e maquinário, a família de Santos se arriscou no meio do incêndio para evitar danos maiores, tentando apagar com abafadores naturais, além de mangueira e baldes. A ação dos populares foi concomitante com o trabalho do Corpo de Bombeiros, que precisou voltar algumas vezes para reabastecer os caminhões.

Animais ficaram sem pastagem para comer
Animais ficaram sem pastagem para comer | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Segundo a aposentada Ilza dos Santos, é comum pessoas com sítios e chácaras na região atearem fogo, entretanto, desta vez saiu do controle. “Não sabemos se foi criminoso, se jogaram bituca de cigarro e originou a queimada ou até mesmo proposital, para queimar algum pasto. O problema é que se tornou grande e nesta época de tempo seco piora tudo. Meu genro tentou fazer o que pôde para não deixar se alastrar, porém, não teve jeito. Os bombeiros também acabaram demorando para chegar”, lamentou.

O Corpo de Bombeiros informou que foram utilizados cerca de 2.500 litros de água para apagar os pontos mais críticos, até não oferecer mais riscos. Além da situação na zona sul, o 3º Grupamento atendeu outras duas ocorrências de incêndio em vegetação durante a quinta-feira. Reportagem da FOLHA de quarta-feira (14) mostrou que a região de Londrina é a campeão em número de queimadas no Paraná, com 290 situações somente na cidade até terça (13).