Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Ilha Grande (Noroeste) desde quinta-feira (8). Estimativa do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ) aponta que a área atingida pelo fogo é de 29 mil hectares na Ilha Grande e 3,5 mil hectares na várzea continental. A área do parque é de 76 mil hectares.

O parque abrange as ilhas Grande, Peruzzi, do Pavão e Bandeirantes, no rio Paraná, e sua área é delimitada pelos municípios de Alto Paraíso, Altônia, Guaíra, Icaraíma e São Jorge do Patrocínio, no Paraná, e de Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo e Naviraí, no Mato Grosso do Sul. O tempo seco e o vento atrapalham o combate às chamas.

Imagem ilustrativa da imagem Incêndio de grandes proporções atinge Parque Nacional de Ilha Grande
| Foto: Reprodução/Google Maps

Segundo informações de um morador das imediações, que pediu para não ser identificado, há vários dias não chove na região. Em entrevista à FOLHA, ele afirmou que anualmente ocorrem incêndios no parque, mas que as chamas este ano estão mais extensas e altas. “Eu vejo as chamas atingirem três metros de altura”, apontou.

Segundo ele, em incêndios assim é comum morrerem animais como tamanduás, onças e cobras, além de várias aves. Ele afirmou que dificilmente haverá vítimas humanas, já que o parque possui acesso restrito para visitantes. “Os ribeirinhos que moravam por lá foram removidos há muitos anos”, declarou. No entanto, a população que mora nas proximidades tem sofrido com o incêndio. “O ar está muito seco. Tem muita fumaça e muita fuligem. Está bastante difícil de respirar”, declarou.

Dezenas de funcionários do ICMBio estão trabalhando no combate às chamas. Proprietário de hotel e responsável por passeios de barcos no rio Paraná, Lúcio Freire dos Santos observou que a vegetação foi bastante destruída. "A preocupação da gente é com relação aos animais. Devem ter morrido muitos deles. Fazia muito tempo que não via araras e tucanos e nesta quinta-feira (15) passaram em cima do hotel, o que significa que elas estão fugindo", destacou. Eles afirmaram que, de certa forma, o incêndio afeta seus negócios. "Eu, quando passeio com os turistas, gosto que vejam os animais. Agora por um bom tempo não vamos conseguir ver", disse. Ele ressaltou que a fumaça diminuiu em relação à quarta-feira em Porto Camargo, em Icaraíma, porque o vento está em direção ao Mato Grosso do Sul.

A reportagem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Altônia, que relatou a dificuldade de comunicação com os oficiais no local. “Nós temos mais ou menos 20 militares no local desde terça-feira no local, mas a área não tem comunicação por rádio ou telefone”, declarou o cabo Abroes Fábio da Silva.

“Não sabemos quais as condições ainda na unidade de conservação, porque a comunicação não é possível. Além dos nossos 20 militares, temos o apoio de equipes de Francisco Beltrão, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Umuarama e Cascavel, que enviaram viaturas e um helicóptero do BPMOA/PR (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas), que também está trabalhando no local”, afirmou o cabo.

Área atingida pelas chamas é de 32,5 mil hectares
Área atingida pelas chamas é de 32,5 mil hectares | Foto: Divulgação/ICMBio

Segundo o ICMBio, existem dois focos de incêndio, um com início na praia do Paracaí e outro na lagoa Jatobá. O foco do Paracaí se alastrou pela várzea continental, enquanto o da Jatobá se alastrou pela Ilha Grande. Os dois primeiros focos se dividiram em vários outros, mas há duas frentes de combate nas áreas mais graves, uma ao norte na várzea continental e outra ao sul na Ilha Grande, que será usado o helicóptero munido com “heli-balde”.

A ação está sendo realizada num esforço conjunto envolvendo o ICMBio, Corpo de Bombeiros do Paraná, Polícia Militar do Paraná, prefeitura de Altônia, São Jorge do Patrocínio e Alto Paraíso e Coripa (Consórcio Intermunicipal do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência). Não chove na região há quase um mês. O monitoramento, segundo o chefe do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio rio Paraná, Erick Caldas Xavier, é realizado constantemente pela brigada em mirantes naturais e com uso de drone quadricóptero e com helicóptero da Polícia Militar.