| |

Amélio DallAgnol 5m de leitura

Agronegócio Responsável| O Novo Código Florestal Brasileiro

ATUALIZAÇÃO
16 de abril de 2021

Amélio Dall’Agnol, pesquisador da Embrapa Soja
AUTOR

O Brasil ainda tem cerca de 61% do seu território coberto por vegetação nativa. Os Estados Unidos têm 23% e a Europa - que tanto se preocupa com o tratamento que damos ao nosso ambiente – tem nada mais do que 1%.

Do total de 851 milhões de ha do território brasileiro, apenas pouco mais de 65 milhões estão sendo cultivados e dos 340 milhões de ha considerados aptos para a produção agrícola, mais de 200 milhões são Reserva Legal obrigatória, resultado da retenção - a depender da sua localização - de 20%, 35% ou 80% da área da propriedade.

As grandes mudanças positivas do Novo Código Florestal (Lei 12.651, de 25 Maio de 2012) foram as de permitir ao proprietário da terra somar as Áreas de Preservação Permanente existentes na propriedade, para compor o percentual da Reserva Legal exigido para o imóvel, além de permitir que o passivo ambiental da propriedade, eventualmente existente, possa ser recomposto em outra área, desde que no mesmo bioma.

Outra medida racional da Lei 12.651, foi descriminalizar os proprietários rurais penalizados pelo não cumprimento da legislação anterior, isentando-os do pagamento de multas estratosféricas impostas pelos legisladores do código vigente até a promulgação do atual, desde que o proprietário da terra apresente um Plano de Recomposição Ambiental para corrigir o passivo.

A alma do novo Código Florestal é o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro eletrônico obrigatório que fornece um memorial descritivo da propriedade e suas coordenadas geográficas. Uma vez realizado, permite monitorar a propriedade para verificar o cumprimento da lei. O CAR é o 1º passo para a obtenção de qualquer licença ambiental para o uso dos recursos naturais da propriedade.

Já o SICAR (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural) é uma ferramenta eletrônica nacional para inscrever os imóveis rurais. Vai reunir os dados dos 5,2 milhões de imóveis rurais do país, integrando os dados do CAR de todos os Estados e por meio da internet será possível cadastrar as informações dos imóveis, indicando localização, perímetro, áreas de vegetação nativa, Áreas de Preservação Permanente, Áreas de Reserva Legal e de Uso Restrito.

O Brasil sofre muitas críticas, principalmente dos países do Primeiro Mundo, pelo descaso que atribuem ao manejo do nosso ambiente. Com a implementação do novo Código Florestal esperamos aplacar as críticas, nem sempre merecidas.

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER

Dedo de Prosa| Cenas de família

Estela Maria Frederico Ferreira

Soja ocupa 28% do território do Paraná

Lucas Catanho - Especial para a FOLHA

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS