| |

ELEIÇÕES 2020 5m de leitura

Tiago Amaral oficializa candidatura a prefeito e terá apoio do governador

Deputado estadual pelo PSB já confirmou apoio do PSD de Ratinho Junior, do PSC e Democratas

ATUALIZAÇÃO
27 de outubro de 2020

Guilherme Marconi - Grupo Folha
AUTOR

 

O deputado estadual Tiago Amaral, 34 anos, teve o nome oficializado como candidato a prefeito de Londrina em convenção do PSB. O evento do partido foi realizado no Hotel Crillon de forma híbrida (virtual e presencial) na manhã deste domingo (13). Também neste fim de semana, outras três siglas confirmaram em convenções apoio  e irão compor a coligação denominada "Londrina forte, de novo": PSD, PSC e DEM.

O partido do governador Ratinho Junior (PSD) deverá indicar o vice-candidato da chapa, mas até agora o nome não foi fechado. Segundo Amaral, o governador irá apoiá-lo na campanha à Prefeitura londrinense. "Em todas as grandes cidades o PSD terá candidato ou irá participar das eleições, e é obvio que Londrina, segunda maior cidade do Estado, não será diferente e  o governador está conosco e foi sim um dos grandes responsáveis por essa composição."

O candidato do PSB informou que o maior desafio do novo prefeito será na recuperação do emprego e renda dos londrinenses, após a crise causada pela pandemia do novo coronavírus e que esta será a principal plataforma da campanha da coligação. "Nós precisamos sair na frente desse processo. O pós-pandemia será um oásis de oportunidades. Nós temos objetivo de dobrar o PIB (Produto Interno Bruto) da nossa cidade nos próximos  15 anos."

Segundo ele, um dos focos do programa de um futuro governo será investir em qualificação profissional e no polo tecnológico. "Temos que investir também no nosso aeroporto para que seja efetivamente ampliado para transporte de cargas. Queremos atrair mais empresas e temos que construir uma mão de obra qualificada adequada para essa tecnologia."

O deputado citou ainda como ponto forte da campanha a desburocratização da máquina pública para facilitar a abertura de negócios. "Queremos que os impostos pagos na nossa cidade sejam realmente gerados pelas nossas riquezas, e não ficar dependente só do IPTU, como se vê hoje."

TRAJETÓRIA

Nascido em Londrina, José Tiago Camargo do Amaral é filho do ex-deputado e atual conselheiro do TC (Tribunal de Contas) do Paraná, Durval Amaral. Formado em Direito no Centro Universitário Curitiba, o advogado teve atuação na área de Gestão Pública e Direito Público antes de entrar na política.

Aos 28 anos, Amaral assumiu seu primeiro mandato na AL (Assembleia Legislativa), em 2014, sendo reeleito em 2018 como o 5º deputado estadual mais votado no Paraná, com um total de 79.455 votos. Na AL, é relator da Comissão de Orçamento e  preside a Comissão de Revisão Legislativa, e é membro da Comissão de Finanças, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Foi vice-líder de Ratinho Junior em 2019 até junho de 2020.

OUTROS CANDIDATOS

Além de Amaral, formalizaram em convenção outros quatro candidatos a prefeito: o deputado federal Boca Aberta (Pros), o ex-prefeito de Londrina Barbosa Neto (PDT), o advogado Carlos Scalassara (PT) e o publicitário e sociólogo Marcio Sanches (PCdoB).   Ainda devem lançar candidatura o empresário Marcio Stamm (Podemos), o delegado aposentado Águila Misuta (MDB), o atual prefeito Marcelo Belinati (PP), Filipe Barros (PSL) e Ciro Moraes (PMB). 

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS