A Justiça Eleitoral realizou, pela primeira vez na história, a diplomação dos eleitos em cerimônia totalmente on-line com transmissão pelo Youtube da Câmara nesta sexta-feira (18). Reeleito com 175.331 votos, Marcelo Belinati (PP) foi diplomado junto com o vice-prefeito João Mendonça (PP). Também foram diplomados nominalmente os 19 vereadores eleitos e os 36 suplentes dos 12 partidos que irão compor a Câmara Municipal de Londrina na legislatura (2021-2024).

Imagem ilustrativa da imagem Belinati, vice e vereadores eleitos de Londrina são diplomados pela Justiça Eleitoral
| Foto: reprodução

A cerimônia foi aberta com execução do Hino Nacional seguido da palavra do juiz eleitoral, Jamil Riechi Filho. "Essa cerimônia é datada dos anos 1940, é o momento que darmos publicidade, tornamos oficial o resultado da eleição, a totalização dos votos. É mais uma fase desse processo eleitoral, que começou na decisão de sair candidato, passando pelos registros, convenções até a totalização. A partir de agora o senhores terão um mandato eletivo" disse o magistrado.

O promotor eleitoral Evandro Augusto Dell Agnelo, em seu discurso em nome do Ministério Público, destacou a tarefa dos eleitos nas urnas. "A missão é da mais alta importância, pois todos os cidadãos londrinenses depositam a partir de 2021 a confiança em vossas excelências. Somado a toda essa crise da pandemia, o Brasil sofre com problemas domésticos graves, com educação, saúde e segurança, e contam com o trabalho árduo e competente dos representantes do povo que exercem o Poder. Está na mãos do senhores a missão de resgatar a dignidade das pessoas afetadas pela corrupção e desigualdade social. Saibam que o MP estará de portas abertas"

Para a presidente da OAB, Vânia Queiroz, o próximo prefeito, vice e vereador têm o compromisso de assegurar os direitos individuais, igualdade e Justiça, sem preconceitos e fundamentados na harmonia social. "A partir de agora os senhores deixam de ser uma individualidade nas suas ações e decisões e passam a ter condutas que devem ser pautadas na comunidade de Londrina na melhoria para nossa cidade. Sempre pautados na legalidade, eficiência e transparência para desenvolvimento da cidade e no atendimento ao Estado Democrático de Direito".

O prefeito Marcelo Belinati discursa  durante a cerimônia
O prefeito Marcelo Belinati discursa durante a cerimônia | Foto: Emerson Dias/N.Com

O prefeito reeleito Marcelo Belinati ressaltou o trabalho da Justiça Eleitoral. "Parabenizo os vereadores eleitos e afirmo que todos nós somos a solução. O que eu posso dizer hoje é que Londrina reencontrou o seu caminho. Essa nova etapa será recheada de boas notícias e de muitos desafios para Londrina crescer e se desenvolver. São boas notícias que virão. Tenho muito orgulho e me emociono até de ver o resultado da eleição. Maior votação da história de Londrina com quase 70% dos votos. Essa confiança nós iremos devolver com muito trabalho."

Mais votada com 6.192 votos entre os vereadores, Marly de Fátima Ribeiro, Mara Boca Aberta (Pros) foi a primeira a se pronunciar. "Quero me solidarizar com todos o que perderam entes queridos na pandemia. Quero oferecer além do meu trabalho e minha competência e quero oferecer meu caráter, minha honestidade e meu amor por Londrina. São qualidades que todos políticos deveriam ter."

Assista na íntegra: