| |

MULTICHEF 5m de leitura

Roma, Fontana di Trevi e gelato, irresistíveis!

O gelato italinao, famoso no mundo inteiro, tem receitas que podem ser adaptadas para fazer em casa com um resultado bem saboroso

ATUALIZAÇÃO
09 de fevereiro de 2022

Fábio Luporini
AUTOR

Quem tem boca vai a Roma. E quem vai a Roma, precisa degustar um bom gelato italiano. A adaptação do ditado popular (originalmente é vaia Roma em vez de vai a Roma) é para mostrar que, quem visitar o país, não pode vir embora sem tomar alguns sorvetes típicos de lá. O melhor deles está numa tradicional sorveteria em frente à Fontana di Trevi, famosa e turística fonte construída em 1730 em estilo barroco e neoclássico. Dizem que, para voltar à Cidade Eterna, é preciso jogar uma moedinha na fonte. E eu digo que, para ter a experiência completa de Roma, é preciso tomar o gelato ali em frente.

Como em toda a gastronomia, o italiano faz questão de dizer que isso é isso e não é aquilo. O gelato, por exemplo, não é sorvete. Por uma razão muito simples: a fórmula é diferente. Enquanto o sorvete é preparado com açúcar, leite, aromatizantes, conservantes, ovo em pó e 10% de gordura, às vezes hidrogenada, além de 50% de ar. Já o gelato é feito com leite tipo A e açúcar, menos de 10% de gordura e 25% de ar. Isso faz com que ele seja mantido e servido numa temperatura mais alta, sem estar congelado. Não há dúvidas de que o sabor e a experiência são diferentes.

Entre os sabores mais comuns estão cioccolato fondente (chocolate amargo), nocciola (avelã), limone (limão), fragola (morango), crema (creme), stracciatella (com pedaços de chocolate) e pistacchio (pistache). Mesmo assim, não se pode negar que um bom sorvete refresca e é delicioso! Seja de qualquer tipo: massa, artesanal, premium, sorbets, picolés, paletas mexicanas, sherbert, frozen e até de açaí. Confesso que não conheço nem experimentei de todos os tipos. Ao contrário, o mais comum é aquele de massa, vendido em potes. Prefiro os de chocolate, afinal, sou bem chocólatra. Mas, o de creme ou o de flocos também vão bem. Alguns são de sabores bem diferentes. As empresas têm apostado e investido em opções inusitadas e inéditas. Vale a pena experimentar.

Gosto também de colocar uma boa cobertura de chocolate, morango ou caramelo. Ainda mais no sorvete de limão siciliano que faço. Quando produzo o Lupocello Perfetto, o melhor licor de limão siciliano do mundo, sobram muitos limões, com os quais faço limonada, mousse, palha italiana e, claro sorvete! À receita, acrescento clara em neve e o resultado é uma massa bem cremosa e macia. Ideal para servir como sobremesa. Minha experiência mostra que não importa a quantidade que faço, nunca sobra.

Feito com leite tipo A e menos gordura, o gelato é mantido e servido numa temperatura mais alta, sem congelar

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina. 

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS