Só de lembrar, já me entope as veias! Mas, dá uma saudade danada! Não estou falando de qualquer amor mal resolvido! Brincadeiras à parte, o assunto aqui é torresmo. Sei que existem casas especializadas nesse tipo de iguaria, mas, preciso destacar a porção de torresmo preparada pelo Gelobel Don Pablo (R. Caracas, 80). Normalmente, vou até o local pela costela, acompanhada de farofa e creme de maionese. Nunca sequer havia reparado que o torresmo fazia parte do cardápio. Entretanto, dessa vez em específico, almoçando com meus afilhados, pedimos o torresmo de rolo (R$ 49,90), deliciosamente cortado em quadradinhos como se fosse uma porção.

Sensacional! A melhor pedida, antes, é claro, de pedirmos a costela. A porção crocante, cortada no jeito, caiu como uma luva e na medida da fome antes do almoço. Para acompanhar, pedi um Chandon rosé demi sec. Talvez não seja a melhor harmonização, mas, era o melhor rótulo que havia no cardápio, diante das opções que havia. E, ao contrário do que se possa parecer, o Chandon foi muito bem não somente com a porção de torresmo, mas, também, com a de costela! Muito embora um malbec argentino também fosse excelente escolha.

LEIA TAMBÉM:

Você também é um botequeiro de plantão?

Londrina tem algumas opções para quem curte um torresmo. Uma rápida pesquisa na internet aponta o Sr. Torresmo (R. Montese, 243), Arroba Torresmo (R. Eunilson Bezerra da Silva), Chef Torresmo – Torresmo no Tacho (R. Nicolau Copérnico, 44) e Torresmo Top Supreme (R. Figueira, 574). Pelo que entendi, somente o Sr. Torresmo é uma casa especializada na iguaria aberta ao público, funcionando como restaurante. O restante trabalha mais com takw away e delivery. Além, é claro, do famoso Edinho Assados e Torresmo (Av. Duque de Caxias, 2564), que viralizou nacionalmente depois de aparecer numa reportagem no Encontro com Fátima Bernardes, vendendo torresmo no semáforo.

Certa vez, degustei torresmo até cansar, fazendo a assessoria de imprensa do Londrina Norte Shopping, que trouxe à cidade o Torresmo Fest, um festival gastronômico especializado no ingrediente. Na ocasião, o chef Adan Garcia ensinou receitas diversas, como o do torresmo de rolo, além de preparar diferentes combinações do prato. E por falar em combinação, embora eu prefira sempre o vinho, o torresmo combina bem mais com uma cerveja gelada ou com um chopp trincando. Harmoniza bem com uma feijoada, vai bem com uma farofinha e não dispensa um pagode. E para você, o que mais combina com torresmo?

Imagem ilustrativa da imagem Torresmo combina com o quê?
| Foto: Fábio Luporini/ Divulgação