Virou febre na internet, traduzida no cardápio de diversos brunchs por aí, uma receita que, além de deliciosa, é super nutritiva e saudável: o toast de abacate. Ou, como dizem os norte-americanos, o avocado toast. Na realidade, de maneira muito simples, nada mais é do que uma torrada de abacate. Mas, com alguns incrementos que tornam essa iguaria especial e deliciosa. A primeira vez que experimentei e degustei foi no fim do ano, num brunch do Rosewood Hotel, em São Paulo. Na ocasião, escolhi ovos pochê em cima do abacate.

Da segunda vez, encontrei em Londrina, no Eat Fit (AV. JK, 2099), uma cafeteria que trabalha com brunchs e lanches saudáveis e nutritivos. No caso, o avocado toast é preparado com um pão ciabatta multigrãos, sem glúten, sem lactose e sem açúcar, acompanhado de um creme de abacate com azeite, sal e limão. E, claro, um ovo por cima, que pode estar com a gema mole ou mais durinha, depende de cada gosto. Obviamente, não podia faltar um cafezinho coado para acompanhar.

E é super engraçado como essa improvável combinação deu super certo, harmonizou super bem. Claro que há outras inúmeras combinações diferentes. Já vi alguns influenciadores de Londrina e região, até mesmo amigos, preparando os próprios toasts caseiros, às vezes com uma variação ou outra, principalmente no tipo de pão. Mas, particularmente, preferi com os ovos pochê do que com o ovo frito. Apenas uma questão de gosto. Dá para fazer com ovos mexidos ou cozidos, vai da prática de cada um. Algumas receitas incrementam o item com ingredientes mais sofisticados, por exemplo, um salmão defumado ou até outros tipos de defumados.

Independentemente de estar viralizado na internet, o objetivo talvez seja simplesmente preparar uma refeição nutritiva e saudável. Afinal, a combinação tem praticamente tudo que um pré-treino poderia querer: carboidrato (pão), proteína (ovo) e gordura saudável (abacate). Tudo bem que veganos têm de fazer uma pequena adaptação. Mas, essa combinação é rica em energia e saciedade. E, por isso, tem sido muito procurada no início do dia, café da manhã, ou até no fim do dia, no lanchinho da tarde.

Um bom suco detox ou uma vitamina também harmonizam e acompanham bem a combinação, para quem gosta, é claro. Tudo se potencializa e acaba virando uma fonte de vitaminas, principalmente a E, contida no abacate. Além de fibras e fitoquímicos. Receitas pela internet ensinam a acrescentar diversos temperos e condimentos, mais uma vez, sempre ao gosto de quem vai degustar: pimenta do reino, lemon pepper, páprica doce, cheiro verde e oréganos são algumas possibilidades

Imagem ilustrativa da imagem Avocato toast é delicioso
| Foto: Fábio Luporini/ Divulgação

.