Eu não sou muito de comer aqueles queijos coalhos vendidos em formato de espetinho nos supermercados. Na realidade, não me caem muito bem, graças ao meu leve grau de intolerância à lactose. Vez em quando, meu compadre Elias Ribeiro prepara o queijinho assado na churrasqueira, para comer junto com carne ou com os franguinhos envoltos em bacon, todos muito deliciosos. Desta vez, no entanto, a preparação foi diferente, surpreendente e maravilhosa!

Ele pegou o espetinho de queijo, retirou o palitinho, cortou em cubos e levou para esquentar por alguns minutos na air fryer. Não sei dizer por quanto tempo, mas, basta dar uma olhadinha de vez em quando para ver se está no ponto que cada um gosta. O queijinho não chega a derreter, dada a natureza do tipo do queijo, mas, fica crocante. Tirando dali, você pode usar a criatividade para inventar o tipo de aperitivo que quiser. No caso, utilizamos aquelas geleias de pimentas, uma com sabor de pimenta verde suave jalapeño e outra mais agridoce.

LEIA TAMBÉM:

Café da tarde na fazenda

Por cima, colocamos salsinha picadinha. Mas, poderia ser um crispy de couve, por exemplo, que também ficaria delicioso. Aliás, é aí que a criatividade entra. Quem quiser, poderá colocar qualquer outro tipo de geleia, desde geleia de frutas como morango, ameixa, amora, abacaxi, com ou sem pimenta. E incrementar com diferentes tipos de crispy: além da couve, pode ser de batata doce, beterraba ou alho poró. E por que não um alecrim? Claro que vai dar um pouco mais de trabalho, mas, não tenho dúvidas de que fica muito gostoso.

Para harmonizar, escolha um vinho tinto bem levinho, de preferência um italiano. Mas, pode ser um branco ou rosé. Escolhi um vinho branco Carmen Discobery da uva Chardonnay, da região do Vale Central no Chile. Frutado e refrescante, dá um bom contraste com a geleia de pimenta. Mas, ao mesmo tempo, ajuda a limpar o paladar para voltar a degustar o aperitivo que, se for ver bem, fica muito semelhante a um dadinho de tapioca. Tenho certeza que, se você servir esse tipo de entradinha num jantar entre amigos, fará muito sucesso.

Depois, é só servir o prato principal. Mesmo assim, a entradinha ainda será o assunto da noite. E será lembrada noutras vezes. Simples, fácil e deliciosa. Também aprendi com ele a preparar uma brusqueta diferente. Na próxima coluna ensino a receita. A dele e a minha. Ambas servem como excelentes entradinhas. Aliás, dá para convidar os amigos e preparar uma noite de tapas e vinhos, já que as tapas são aperitivos servidos na Espanha. Eu aceito convites!