| |

AOS DOMINGOS PELLEGRINI 5m de leitura

Um homem sério

ATUALIZAÇÃO
15 de abril de 2021

Domingos Pellegrini
AUTOR

Em festa de casamento os garçons não deixam cálice vazio mas aquele cara recusou até o champanhe do brinde, disse que não podia beber nem uma gota. Porque, perguntou alguém, e ele explicou tristemente:

- É que eu bebo e começo a rir, rir muito, sem parar... – e, diante das nossas caras de descrença, suspirou tomando a decisão de contar:

- Na última vez que aconteceu, só para terem uma ideia, eu estava num bar, numa mesa com mais três, e comecei a rir, rir alto, rindo tanto que meus amigos me pediram pra parar, aí é que ri mais ainda! Um deles olhou no relógio e disse que tinha de ir. Os outros dois ficaram me olhando rir, até que das mesas vizinhas começaram a protestar.

Ele suspirou fundo de novo e continuou:

- Veio o garçom chefe pedir para eu parar de rir, e o que é que eu fiz? Ri mais ainda, eu não conseguia parar de rir! Depois veio o dono do restaurante, também muito educado e, quanto mais me pedia respeitoso para eu parar de rir, mais eu ria! Cheguei a engasgar de tanto rir e todos em volta se aliviaram, ufa, finalmente, mas foi só desengasgar, beber um gole de água e... voltei a rir!

.
 

Então ele bebeu um gole de água e continuou muito sério:

- Meus amigos falaram que eu devia ir para casa, e eu rindo, eles então pagaram suas contas e foram embora. Fiquei pagando minha parte da conta, o que não foi fácil porque não parava de rir, e com isso já me esperava lá fora uma viatura policial chamada por causa de, conforme o sargento, “altercação no ambiente”. Quando ele me pediu documento, dei rindo e fiquei rindo, ele avisou: ou o senhor para com isso ou vamos ter de deter por desacato. E aí é que eu ri mesmo!

Ele suspirava fundo lembrando:

- Me levaram na viatura, eu sempre rindo. O cabo falou comigo, ri, o motorista falou comigo, ri, ninguém mais falou comigo e fui rindo. Na delegacia, um policial perguntou porque eu estava rindo, e era como se me dissesse pra rir mais. É desacato, falou o policial, e o sargento falou que só não fazia eu engolir o riso porque hoje tem câmera pra todo lado, e isso me fez rir ainda mais! Então apareceu o delegado, ri do delegado, supremo desacato, acabei no corró, a cela dos detidos no dia. Mas o delegado me procurou no Google, viu que sou um cidadão de bem, falou que eu devia chamar advogado se quisesse sair dali.

Ele concluiu vexado:

- Liguei pro advogado que ele indicou, o advogado chegou e eu ri dele também! No fim das contas, só no dia seguinte, de ressaca, a risadeira parou. Os detidos no corró me xingaram a noite inteira porque eu ri até amanhecer! E o pior é que não sei quando a coisa vem, pode ser no último ou no primeiro copo, por isso resolvi: nem mais uma gota!

É sério, ele falou, e continuou sério. Ainda bem, disse alguém, e, por via das dúvidas, nós nem sorrimos. Aí voltou sua mulher que tinha ido a outra mesa e chamou para irem embora, e para nós:

- Até outra! E ele não ficou contando pra vocês algumas das histórias que ele adora contar, né?

Não, falamos, ele é um homem sério, não é? Ela não respondeu e ele piscou e se foi, muito sério.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS