| |

GASTRONOMIA 5m de leitura

Para um bom prato, um bom vinho

Vinhos são sempre boas opções para encontros românticos, reuniões de negócios ou encontros descontraídos

ATUALIZAÇÃO
19 de agosto de 2021

Felipe Soares Luiz - Estagiário*
AUTOR

O vinho também combina com entradas e comidas leves
 

Uma bebida versátil, seja para uma reunião com os amigos, um encontro romântico ou até mesmo para um jantar em sua própria companhia. Existem diversos tipos de vinho e muitas pessoas acabam tendo dificuldade em saber qual combina com o quê, afinal, harmonizar a comida com a bebida é algo que faz toda a diferença. Então, o que comer com vinho? 

Se você pensa em comer pratos que contêm carnes vermelhas filé mignon ao molho de mostarda, batata recheada com bacon ou um rocambole de carne moída, a dica é apostar em um vinho tinto seco. Na hora de preparar o seu prato evite aqueles que levam molhos vermelhos pois alguns vinhos tintos não lidam bem com molhos ácidos, ou seja, é melhor não arriscar. 

Se você está pensando em pratos mais simples e práticos, como strogonoff de frango, escondidinho de carne seca, fricassê de frango ou macarrão ao molho de queijo, o vinho tinto suave será sua melhor escolha. Esse tipo de vinho,  mais adocicado, tende a ser a escolha de muitas pessoas que não gostam de bebidas mais amargas por terem um paladar mais delicado.

Pensando em uma reunião com os amigos em um sábado à noite, a cena fica por conta do vinho rosé. Sendo um intermediário entre o tinto e o vinho branco, o rosé é mais adocicado e leve em comparação aos outros, sendo bom para acompanhar também alimentos mais leves. Se seu cardápio conta com uma tábua de frios, patê de atum ou queijos, o vinho rosé será ótimo.

Por último, mas não menos saboroso, temos o vinho branco. Assim como o rosé, comidas mais leves tendem a harmonizar melhor com esta bebida. Na dúvida, evite carnes e queijos gordurosos, pratos picantes e aposte, talvez, num escondidinho de carne seca. Siga a receita.

ESCONDIDINHO DE CARNE SECA

INGREDIENTES: 1kg de mandioca cozida, 1 lata de creme de leite com soro, 2 colheres de margarina, 1/2 kg de carne-seca dessalgada e cozida, 1 cebola média picadinha, 4 dentes de alho esmagados, 2 tomates sem casca e picados, sal e pimenta a gosto, queijo ralado a gosto.

MODO DE PREPARO: Esprema a mandioca ainda quente e leve em uma panela com a margarina e sal. Quando estiverem bem misturados acrescente o creme de leite, misture e reserve. Refogue a cebola e o alho em um fio de azeite. Acrescente a carne-seca desfiada e deixe fritar um pouco. Acrescente os tomates e deixe cozinhar até ficarem murchos e acerte o sal se achar necessário. Em um refratário untado com azeite, coloque uma camada do purê de mandioca, a carne seca e termine com o restante do purê. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

Supervisão:

Célia Musilli/ Editora

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS