O que é uma salada para você? Por muito tempo, para mim, foi sinônimo de folhas verdes e, vez ou outra, algum legume ou verdura isolado. Com o passar do tempo, fui percebendo que não é preciso muita coisa para criar combinações inusitadas e deliciosas, ressignificando a salada e, ao mesmo tempo, ingerindo uma gama variada de ingredientes e nutrientes. Mas, já digo uma coisa: na minha salada, não pode faltar rúcula! Essa é das minhas folhas preferidas e, portanto, indispensável na montagem da salada ideal.

Gosto muito de alface, embora eu prefira uma variedade à outra. Também não ligo se, na composição da salada, estiverem presentes folhas consideradas mais amargas, tipo agrião, almeirão e chicória. Até com a couve, que estou acostumado a degustar bem refogadinha, dá para preparar uma boa salada. Aliás, a amiga Thaís Fujarra, outro dia, publicou em seu Instagram uma receita delícia, a qual reproduzo aqui, dando os devidos créditos: a base foi a couve kale, que ganhou um molho de iogurte natural, meio pepino ralado, um pouco de cebolinha, meio suco de limão, azeite, sal e pimenta a gosto. Para finalizar, queijo parmesão ralado.

Aliás, está aí algo que eu simplesmente amo: queijo parmesão na salada. Pode ser, até mesmo, o gorgonzola. Ambos dão um gostinho mais salgado e um contraste com as folhas. Com eles, até diminuo o sal, que normalmente tempera o prato. Eu, particularmente, evito vinagre, pela acidez elevada. Minha base de temperos tem sal, azeite e, de vez em quando, lemon pepper. E - por que não? - incluir frutas na sua salada? Tem gente que não gosta da combinação. Eu, adoro!

A fruta mais comum que se pode colocar numa salada é a manga. Entretanto, é possível variar. E até misturar uma com a outra. Esses dias, numa salada de alface com parmesão, tinha também uva branca e pitaya cortadinha, daquelas bem rosas de tão madura. Uva-passas também são bem-vindas por aqui, quando tem. Assim como castanhas: a do Pará, a de caju e até nozes. O importante é seu paladar curtir.

Assim, a salada é, de fato, muito mais do que um mix de folhas verdes, entre elas espinafre, mostarda e repolho. Pode incluir também abobrinha, berinjela, ervilha, pepino, pimentão, melão, morando, tomate ou tomate-cereja, além de cebola, beterraba, cenoura, rabanete, alho-poró, aspargo, couve-flor e brócolis. Tudo vai depender de quem está degustando e de que está preparando! Aliás, está faltando por aí um rodízio de salada....