Eu não sabia que era um verdadeiro botequeiro. Pensei que não fosse, mas, descobri que talvez eu seja. Afinal, grande parte da lista dos estabelecimentos participantes do concurso nacional Comida di Buteco eu conheço, gosto ou já ouvi falar. Embora eu prefira mil vezes tomar um vinhozinho, não faz mal, vez ou outra, acompanhar um petisco com uma boa cerveja ao lado, não é mesmo? E foi assim que a organização do evento convidou a mim e a outros colegas jornalistas para conhecer o projeto.

Sim, fomos levados a três botecos londrinenses para conhecer seus petiscos e apreciá-los acompanhados da cerveja Eisenbahn. O primeiro deles é o Bar da Praça (R. Dep. Fernando Ferrari, 963) e fica escondidinho ao lado de outro boteco maior, entretanto, foi conquistando seu espaço e hoje tem uma clientela raiz, daquelas que vai lá só para sentar e tomar uma cerveja ou de gente que vai atrás do carro chefe do local, a porção grande de isca de frango. A iguaria é sequinha e crocante, desenvolvida pela própria dona, Claudia Silva. Como entradinha, Renilson Estelari, que trabalha na cozinha, desenvolveu um guacamole para acompanhar o salgadinho Frontera, um dos parceiros do circuito.

Panceta na Brasa da Parada do Espeto
Panceta na Brasa da Parada do Espeto | Foto: Fábio Luporini/ Divulgação

Em seguida, fomos conhecer a Parada do Espeto (Av. Jamil Scaff, 2047), que escolheu participar do concurso com uma panceta na brasa com mostarda e molho de maracujá. Não vou dizer que eu seja especialista em torresmo e afins, mas, conheço um pouco e essa daqui foi preparada de modo completamente diferente: em vez de ser crocante e pururuca, estava deliciosamente macia. O courinho não estava borrachudo, como poderia ter ficado. Tem quem prefira a crocância, todavia, talvez essa não seja a proposta do estabelecimento. Aprovado!

Isca de frango do Bar da Praça
Isca de frango do Bar da Praça | Foto: Fábio Luporini/ Divulgação

Por fim, fomos parar num já velho conhecido boteco meu: o Barile Armazém (R. Paranaguá, 1146), para experimentar o já conhecido Bolinho Matuto, de carne recheado com queijo e uma geleia de pimenta para acompanhar, junto com uma couve desfiada. Cada porção com seis unidades é uma verdadeira refeição. O local, mais gourmet que os outros, tem história para contar nas minhas andanças pelos botecos.

Participam ainda outros botecos, totalizando 14 em Londrina: Assada e Cia, Bar Brasil, Bar do Japa, Confraria 115, Croque do Baca, Jamô Bar, Lanchonete Carolli, Lupulus, Mestizzo, NicoDemo’s Bar & Petiscaria e Torresmeria. Para participar, basta ir até o boteco, pedir o prato participante, sempre na faixa dos R$ 30, e, no final, solicitar a cédula de votação com os critérios. Em Londrina, o concurso vai até 30 de abril.

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link