Ela é querida durante todo o ano, mas no mês de outubro ganha um protagonismo diferente. Seu nome? Abóbora! Embora a celebração do Dia das Bruxas, ou Halloween, seja mais frequente em países norte americanos, o Brasil não deixa a data de lado, às vezes esculpindo rostos nas abóboras e até se aventurando na cozinha com a versatilidade desse legume.

A utilização da abóbora como símbolo da data ocorreu na adaptação da lenda irlandesa de ‘’Jack O’Lantern’’ pelos Estados Unidos. A lenda conta a história do beberrão Jack, que encontra uma figura oculta e tenta aprisioná-la em diversos locais. Até que de tanto beber, morreu, e pela travessura teve sua alma perambulando pelo mundo. Então as abóboras, muito produzidas em solo estadunidense, passam a ser iluminadas com velas e utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seus caminhos.

Lendas à parte, sabe-se que a abóbora é um dos alimentos mais versáteis do mundo. No Brasil, além de querida, ela tem lugar garantido na cozinha de diversas regiões. E não por menos, suas versões permitem a criatividade e variedade na hora de compor o prato: existem as abóboras moranga, de pescoço, paulista, manteiga, chila, cabotiá, manteiga e mais. Suas folhas e flores se tornam saladas, a polpa pode ser preparada de maneira salgada ou doce, as sementes aproveitadas para aperitivos e ter óleo extraído, e até a casca tem utilidade!

Esse apreço pelo legume pode ser traduzido, inclusive, em números: segundo o IBGE, em 2017, mais de 417 mil toneladas de abóbora foram produzidas em solo brasileiro.

Dos benefícios à saúde vale apontar a contribuição da abóbora para os olhos e a visão, pela alta presença da vitamina A, famosa pela composição antioxidante. A mesma vitamina ajuda na melhor aparência da pele e fortalece o sistema imunológico. A abóbora também possui na composição vitamina C, responsável pelo aumento dos níveis de anticorpos no organismo, cálcio, fósforo, zinco, selênio e magnésio, sais minerais necessários no desenvolvimento do metabolismo.

Na celebração de Dia das Bruxas, aos que não querem travessuras e preferem adoçar o paladar, a Abóbora de Pescoço é a ideal para fazer doces. Com casca verde e textura úmida, cada uma pode chegar a até 15kg de muito sabor e nutrientes!

GELEIA DE ABÓBORA

1,5kg de abóbora de pescoço; 3 xícaras (chá) de água aproximadamente; 700g de açúcar; 2 paus de canela;

2 cravos

MODO DE PREPARO

Descasque a abóbora de pescoço, corte em cubos de aproximadamente 1,5cm.

Coloque os cubos na panela, acrescente a água, o açúcar, o cravo e a canela.

Leve a panela ao fogo tampada e cozinhe até que os cubos estejam bem macios, desmanchando mesmo.

Se necessário você pode acrescentar mais água aos poucos para o cozimento.

Com a abóbora completamente macia, deixe amornar, retire os cravos e a canela e reserve-os.

Coloque no liquidificador e bata até obter um creme delicado e totalmente liso.

Lave a panela, coloque o creme de abóbora, adicione o cravo e a canela reservados e leve ao fogo para ferver e apurar os sabores e evaporar qualquer excesso de líquidos e ficar com a consistência de geleia.

Coloque a geleia bem quente em vidros esterilizados, tampe imediatamente e vire os vidros de cabeça para baixo.

Deixe-os nessa posição até que eles esfriem totalmente.

Guarde em local escuro.

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me-message-6WMTNSJARGMLL1.