De palito, de casquinha ou de massa. Quando chegar o calor, o brasileiro tem um grande aliado para se refrescar: o sorvete! Seja na sobremesa das refeições ou em uma pequena pausa no meio da tarde, o consumo do doce sempre é bem-vindo, e, se vier com algum acompanhamento, melhor ainda.

LEIA MAIS

Brigadeiro tartufato é a verdadeira definição do doce gourmet

Não se sabe exatamente a origem da iguaria. Estudiosos atribuem a criação aos chineses, mais precisamente ao imperador King Tang, que em meados do século 7 misturava a base de leite e arroz com o gelo. A receita se popularizou no país, mas somente no século 13, por meio do mercador Marco Polo, chegou ao continente europeu e depois se expandiu por todo o globo. No Brasil, a primeira sorveteria foi datada em 1835, no Rio de Janeiro.

De lá para cá, o sorvete ganhou versões de baixa caloria, com base de iogurte e até mesmo de soja, para ser consumido por pessoas intolerantes à lactose ou ao glúten. É comum o consumo ser recomendado em alguns pós-operatórios, pois o aspecto gelado possui características analgésicas. Em tratamentos de quimioterapia, por exemplo, o sorvete ajuda a evitar náuseas nos pacientes.

Na mesa dos brasileiros, ele ganha vários acompanhamentos: caudas, cremes, frutas, waffles, tortas e outros para torná-lo mais delicioso e atrativo. Um acompanhamento rápido e diferente para agradar toda a família é o cookie de frigideira, utensílio indispensável da cozinha. Prático e delicioso para ajudar a amenizar o calor com muito sabor.

COOKIE DE FRIGIDEIRA COM SORVETE

Ingredientes

6 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente; 1 e ½ xícara de chá de açúcar; 1 ovo; 1 colher de chá de extrato de baunilha; ½ xícara de chá de farinha de trigo; 5g de fermento em pó; 1 pitada de sal; 1 barra de chocolate de sua preferência

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em uma tigela bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Adicione o ovo e o extrato de baunilha só para incorporar à mistura. Acrescente os ingredientes secos: a farinha, o sal e o fermento, nessa ordem, e por último, os chocolates picados. Depois que tudo estiver misturado, despeje a mistura em uma frigideira antiaderente untada que possa ir ao forno. Asse por 20 minutos ou até que ele esteja dourado. Sirva na frigideira mesmo com algumas bolas de sorvete.

Supervisão: Célia Musilli/ Editora

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link.