Eu não sei nem como traduzir em palavras a sensação que tive ao degustar uma iguaria que eu jamais imaginei que pudesse existir: brigadeiro tartufato. Sim, um brigadeiro com trufas! Uma bolinha pequena, mas, de uma grandeza em sabor e paladar como nenhum outro doce. Já falei sobre brigadeiro algumas vezes por aqui. Gosto dessa sobremesa genuinamente brasileira mais que qualquer outra. Se eu pudesse, comeria ao menos um por dia. Entretanto, nunca é demais falar sobre e, além disso, essa em especial merece uma coluna à parte.

Antes de mais nada, é preciso estabelecer uma diferença importante. Quando eu me refiro a um brigadeiro tartufato, estou falando de um doce que inclui entre os ingredientes partes ou algum item com trufas, espécie de fungos italianos. Entretanto, também se usa o mesmo termo para se referir a uma mistura de chocolate, manteiga, açúcar, ora com licor ou cacau, recheado com ganache. São duas coisas totalmente diferentes.

Afinal, a trufa é um ingrediente caro e super valorizado na gastronomia. Por conta disso, o brigadeiro tartufato não é algo tão comum de se encontrar por aí. Nem, tampouco, outros doces. Mas, ela estava no Menu Mezzogiorno sugerido pelo próprio restaurante, a Tartuferia San Paolo, no Morumbi Shopping, em São Paulo. E eu não tive dúvidas, quis experimentar. Não me arrependi. Ao contrário, fiquei com o sabor e o aroma durante algumas horas em minhas papilas gustativas, além de permanecerem em minha memória afetiva.

Pesquisando, vi que esse mesmo estabelecimento desenvolveu outra receita de paglia italiana com ganache ao tartufo, o que deve ser uma delícia em nível superior! Não tive a oportunidade de experimentar, embora gostaria muito! Aliás, essas receitas são as verdadeiras definições de brigadeiro e palha italiana gourmets, não só pelo preço mais caro que devem custar, mas, sobretudo, pela sofisticação que têm.

Infelizmente, não é todo mundo que tem a oportunidade de degustar esse tipo de iguaria. Em Londrina, não me recordo de algum lugar que tenha um item assim. Talvez esporadicamente, não com frequência. Entretanto, se for possível pesquisar alguma receita pela internet ou preparar o doce em casa, vale a pena sentir essa experiência e sensação. Eu recomendaria, inclusive, degustar ao lado de uma tacinha de vinho do porto ou de uma dose do maravilhoso licor de limão siciliano que eu produzo, o Lupocello Perfetto (versão de limoncello). Todavia, o brigadeiro vai muito bem com um cafezinho. Não tem erro!

...

A opinião do colunista. não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link