| |

COZINHA & SABOR 5m de leitura

A originalidade do acarajé vegano

Se você não é vegetariano nem vegano, essa receita pode ser a sua porta de entrada para movimentos que vêm ganhando cada vez mais espaço

ATUALIZAÇÃO
30 de setembro de 2021

Felipe Soares Luiz - Estagiário*
AUTOR

No dia 1 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Vegetarianismo. Seja uma escolha moral, saudável ou dietética, esta data - estabelecida em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte Americana - promove o respeito por todos os que escolhem colocar a carne fora dos seus cardápios, como fazem também os veganos que não usam nenhum produto de origem animal.

A data é para nos lembrar de que a vida sem carne é possível e pode trazer benefícios para as pessoas, para os animais e para o meio ambiente. Seja você adepto ou não do vegetarianismo ou do veganismo, você ainda pode juntar-se à comemoração e aos movimentos com pequenos gestos como, por exemplo, visitando um restaurante vegetariano ou vegano, aderindo ao movimento do ‘segunda sem carne’ ou se informando mais sobre o assunto através de documentários e séries para não cometer gafes na roda de amigos. 

O acarajé , refeição típica do nordeste brasileiro ainda divide opiniões, há quem goste de acarajé quente (aquele carregadinho na pimenta) recheados com camarão ou vatapá, ou o acarajé frio (sem pimenta). Nos ingredientes da massa de acarajé tradicional, não é necessário adaptações para a culinária vegana (já que não há ingredientes de origem animal), mas para rechear nossa receita de hoje, vamos utilizar também o vatapá vegano. Bom apetite!

Acarajé Vegano

Acarajé vegano pode ser "quente" (com muita pimenta) ou "frio" (sem pimenta, como na receita original
 

Vatapá

INGREDIENTES: 2 xícaras de amendoim torrado sem pele, 1 tomate, 1 cebola, 1 pimentão de qualquer cor, ½ maço de coentro ou salsinha a gosto, 2 pães do tipo francês, 1 garrafinha de 200 ml de leite de coco, sal e pimenta-do-reino e 3 colheres de sopa de azeite de dendê.

MODO DE PREPARO: Comece preparando o vatapá. Rasgue os pães em pedaços grandes e coloque de molho no leite de coco. Bata os amendoins no liquidificador até obter uma farofa, coloque em uma panela e reserve. Bata a cebola, pimentão, tomate e coentro e junte a farofa de amendoim, adicione os pães e duas colheres do azeite de dendê. Leve ao fogo baixo até que a mistura fique bem cremosa e comece a soltar do fundo da panela. Adicione mais uma colher de azeite de dendê para finalizar.

Salada Vinagrete

INGREDIENTES: 2 tomates sem sementes, ¼ de cebola roxa, ¼ de xícara de cebolinha picada, ½ colher de sopa de vinagre (eu usei vinagre de arroz, qualquer tipo de vinagre serve), sal e pimento do reino. 

MODO DE PREPARO: Para o vinagrete pique e misture todos os ingredientes em uma vasilha, guarde na geladeira até a hora de servir os acarajés.

Massa do bolinho

INGREDIENTES: 2 xícaras de feijão fradinho deixado de molho por 12 horas, ½ cebola, sal e pimenta do reino, 100 mL de azeite de dendê e óleo de sua preferência para fritar.

MODO DE PREPARO: Para fazer os bolinhos de acarajé bata o feijão fradinho no liquidificador junto com a cebola. Bata bem até que o feijão e a cebola formem uma pasta lisa e transfira a massa para uma tigela grande. Bata a massa com uma colher de pau, igual massa de bolo, ela precisa crescer e ficar aerada para o bolinho dar certo, bata o máximo que o braço aguentar. Coloque o óleo e os 100 ml de azeite de dendê para esquentar, essa mistura serve para quem não encontra o dendê em quantidade, só em garrafinhas de 200 ml nos mercados.

Para fritar modele a massa usando duas colheres grandes na forma de quereles e coloque o bolinho no óleo com delicadeza, frite os bolinhos até que estejam bem dourados. Sirva os acarajés recheados com o vatapá e vinagrete, de preferência acompanhados com um bom molho de pimenta.

*Supervisão: Célia Musilli/ Editora

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS