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PLANO DIRETOR 5m de leitura

Contorno Leste faz Prefeitura mudar PL do Sistema Viário

Segundo presidente do Ippul, necessidade de atualização da obra de ligação entre a PR-445 e a BR-369 motivou mudança

ATUALIZAÇÃO
06 de novembro de 2023

Lucas Marcondes
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Contorno Leste faz Prefeitura mudar PL do Sistema Viário

Os vereadores receberam da Prefeitura uma segunda versão do projeto de lei do Sistema Viário Básico de Londrina. A gestão de Marcelo Belinati (PP) protocolou na última quarta-feira (1º) um substitutivo à redação inicial do PL 63/23 – que, ainda ao fim de março, foi o primeiro dos oito textos complementares à Lei Geral do Plano Diretor a chegar para deliberação do parlamento.

Conforme a própria justificativa assinada pela administração Belinati, o Contorno Leste – obra prevista para conectar a PR-445 e a BR-369 – está entre os motivos para terem sido promovidas mudanças na minuta original. “Foi necessária a substituição do mapa do Sistema Viário Básico Urbano, anexo V, para constar as alterações propostas, que em grande parte, foram realizadas em razão do traçado do Contorno Leste”, escreveu o Executivo.

“Como observamos que há uma sinalização extremamente positiva e palpável da implantação Contorno Leste, até por conta das concessões [de pedágio], acabamos fazendo uma implementação na parte sudeste [do traçado] com uma macro situação viária mais eficiente, considerando que haverá um aumento de fluxo de veículos [...] Estamos falando de em torno de 5,5 mil veículos por hora”, detalhou o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Gilmar Pereira.

Além disso, a nova versão abarcou determinados ajustes no traçado do sistema de vias estruturais. “Fizemos uma revisão total e uma compatibilização de alguns pontos. Detectamos que havia algumas não conformidades em relação ao mapa apresentado com o texto sugerido no projeto de lei”, explicou o titular do Ippul.

DE VOLTA AO COMEÇO

Agora o 63/23 volta um estágio inicial de tramitação. Ele será novamente incluído na pauta dos cinco parlamentares da Comissão de Justiça, Legislação e Redação. Por modificar um plano municipal, o colegiado marcará uma audiência pública de caráter obrigatório para debater o PL com a população. Ainda não há uma previsão para que essa e as outras três matérias do Plano Diretor que se encontram no Legislativo sejam levadas ao plenário para votação.

O projeto de lei também terá de passar mais uma vez pelo Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial. A primeira avaliação do CMPGT sobre a proposta, em maio, resultou em um parecer parcialmente desfavorável. Entre as observações, o colegiado pediu a inclusão e o detalhamento de mais ações voltadas à mobilidade urbana, tal como o incentivo ao uso da bicicleta e do transporte coletivo, deixando “mais explícita a riqueza do PlanMob [Plano de Mobilidade Urbana de Londrina] no corpo da lei”.

Entretanto, para o representante do órgão de planejamento urbano da Prefeitura, o plano, concluído em 2022 ao custo de R$ 3,6 milhões, está contemplado no texto do Sistema Viário. “Todo aquele levantamento e estudos embasaram as tomadas de decisão para nossa revisão da Lei do Sistema Viário. Cremos que, relacionados à mobilidade urbana, os itens foram atendidos”, defendeu Gilmar Pereira.

PRAZO VENCENDO

Vence no próximo dia 19 o prazo legal para o prefeito remeter aos vereadores os últimos quatro projetos complementares do Plano Diretor. As minutas em questão são os códigos Ambiental, de Obras, de Posturas e também a relativa à Preservação do Patrimônio Cultural. Já houve uma primeira prorrogação, no início deste semestre, mas isso não deve acontecer agora, disse o presidente do Ippul. “Não discutimos essa possibilidade de ampliação de prazo. Vamos trabalhar com essa data-limite.”

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