Contorno Leste de Londrina é incluído na concessão do pedágio
Prefeito e deputados comemoram decisão do governo federal; para Belinati, medida é sinal de união de esforços entre lideranças da região
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 22 de agosto de 2023
Prefeito e deputados comemoram decisão do governo federal; para Belinati, medida é sinal de união de esforços entre lideranças da região
Lucas Marcondes
A obra do Contorno Leste de Londrina está assegurada pelo governo federal na nova concessão de rodovias do Paraná. A informação foi dada com exclusividade à FOLHA pelo prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), em entrevista nesta segunda-feira (21).
O chefe do Executivo municipal afirmou ter sido avisado no domingo (20) pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) – que, por sua vez, foi comunicada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.
Leia também:
Doação de terrenos a empresas divide opiniões em Londrina
A conexão viária abre um novo acesso entre a PR-445 e a BR-369, passando nas proximidades de áreas como a Estrada do Limoeiro. Entre os objetivos, o projeto busca facilitar a ligação entre o norte do Paraná e o estado de São Paulo, além de aliviar o tráfego na área urbana de Londrina.
Conforme o prefeito, até o momento se sabe que a obra seria dividida nos lotes 3 e 4 da concessão, cujas empresas responsáveis por sua exploração serão definidas via edital de licitação ainda a ser lançado.
“Lá na década de 90, na primeira concessão de pedágios, essa obra já estava incluída para ser realizada. Ou seja, o povo de Londrina já pagou essa obra. E agora, na nova concessão, ela não estava incluída. É uma notícia histórica para Londrina”, comentou Belinati.
“Houve um diferencial de o presidente Lula e o governo atual entenderem a importância dessa obra para Londrina [...] Quando os governos trabalham juntos, quem ganha é a população”, declarou Belinati, mencionando que, no início de julho, teve encontro com o chefe do Executivo federal para apresentar a reivindicação. A pauta também foi levada a Renan Filho no fim de junho.
IMPLICAÇÃO POSITIVA
Gleisi Hoffmann disse via assessoria de imprensa que o novo contorno é “muito importante para o Paraná e para Londrina”. Para ela, a iniciativa terá “implicação positiva” para o município e a região.
O prefeito reforçou que a reinclusão do Contorno Leste (já que, conforme mencionado em abril pelo deputado estadual Tercilio Turini, do PSD, o projeto havia sido retirado dos primeiros estudos) é sinal de união entre diferentes atores do cenário político local e regional. “Durante muitos anos a cidade ficou brigando, de forma até autofágica. Através do diálogo, a gente consegue construir soluções”, argumentou o mandatário.
R$ 0,20 NA TARIFA
Segundo Belinati, a nova responsabilidade a ser repassada para a futura vencedora da concessão deve resultar em um impacto de R$ 0,20 na tarifa cobrada dos usuários do pedágio. Para ele, a intervenção, quando finalizada, vai ser uma “grande catalisadora de desenvolvimento”. “Vai abrir margem para a instalação de indústrias em toda a marginal do Contorno Leste”, estimou.
TURINI COBRA FISCALIZAÇÃO
Um dos incentivadores do Contorno Leste, Turini lembrou que apresentou a reivindicação ainda nas audiências públicas para debater o novo modelo de pedágio. Ele chamou a inclusão da obra de “conquista extraordinária”.
Aprimorar o acompanhamento das futuras concessões deve ser prioridade tanto dos governos quanto da própria sociedade envolvida no assunto, cobrou Turini, salientando que “muitos erros do passado [como os casos confirmados de corrupção na exploração das rodovias] foram falta de controle e fiscalização”.
“Apresentaram [nos contratos anteriores] um sonho lindo que virou um grande pesadelo para a população”, completou o parlamentar. A criação de conselhos de usuários para cada lote e o monitoramento atualizado e sistemático do tráfego registrado e dos recursos angariados nas praças de pedágio são alguns dos pedidos.
Turini lembrou ainda que, nesta terça-feira (22), às 14h, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, estará na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Londrina para um debate a respeito da modelagem de pedágio em fase de implantação no Paraná. Para o deputado, a ocasião também servirá para o governo local e as entidades terem mais detalhes quanto aos desdobramentos do projeto do Contorno Leste.
“FOI ALÉM DE SIGLAS”
“Com certeza vai melhorar a infraestrutura do norte do Paraná, além de reduzir o risco de acidentes, facilitar o acesso aos municípios de Ibiporã, Jataizinho, Cornélio Procópio e Norte Pioneiro com Tamarana, Mauá da Serra e Vale do Ivaí”, vislumbrou o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), em declaração via assessoria de imprensa.
Ele avaliou que a “luta” em torno do novo traçado “foi além de siglas partidárias”, revelando, para o petista, “sensibilidade do governo federal”. “A gente ainda não tem os dados técnicos de prazo de execução, mas a garantia de que ela será realizada nos próximos anos”, sinalizou o prefeito.