| |

Folha Enem 2021 5m de leitura

Veja dicas de como encarar cada caderno de questões do Enem

Primeiro dia de provas da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio será no próximo domingo (21); professor fala da importância de interpretar as questões, conforme as disciplinas

ATUALIZAÇÃO
15 de novembro de 2021

Edson Neves/Especial para a FOLHA
AUTOR

 

Em um cenário aparentemente mais tranquilo do que o registrado em janeiro, quando a edição 2020 registrou um alto índice de abstenção devido à pandemia da Covid-19, a edição 2021 do Enem terá pouco mais de 3 milhões de candidatos respondendo às 180 questões mais a redação nos próximos dois domingos, dias 21 e 28 de novembro. Agora, o exame acontece  em um contexto de avanço da vacinação dos jovens da faixa etária que compõe a maior parte dos estudantes em idade para fazer a prova.

No momento em que o aluno abre cada caderno de questões, surgem à frente dele um leque de informações, disposto das mais diversas formas. Começa, então, o teste de todo o conteúdo aprendido nos três anos do ensino médio. E cada área do conhecimento tem as suas particularidades.

Talvez a prova que mais apresente textos e represente a diversidade característica do Enem, o caderno de Linguagens desafia o candidato a aplicar sua estratégia de leitura. "É necessário que o candidato entenda como as linguagens verbais e não verbais se relacionam com o contexto da questão. Uma tirinha, uma obra artística, uma charge, quadrinhos, tudo é passível de ser lido e  o aluno deve saber ler cada um desses textos", explicou o professor Nilson Douglas Castilho, do Colégio Marista de Londrina, instituição parceira da Folha de Londrina no projeto Folha Enem 2021. 

Outra dica dada pelo professor é da necessidade do candidato diferenciar, dentro do enunciado, o que é fato e o que é opinião. Castilho exemplifica. “Um simples advérbio, como 'infelizmente' já denota uma opinião. Isso pode ajudar e muito na hora de assinalar a resposta correta. Caso o aluno não consiga diferenciar, terá muitos problemas”, alertou.

No caderno de matemática, segundo o professor, pequenos termos já dão pistas de qual caminho o candidato deve seguir, no sentido de compreender qual operação matemática deve ser utilizada. “Quando se usa o termo 'cada', geralmente indica uma divisão. Assim como 'diferença' aponta para uma subtração, por exemplo. Prestando atenção nesses vocábulos, o aluno deve organizar na mente qual assunto envolve a questão e aplicar os demais conceitos dentro da prova”.

Também é necessário, nas palavras de Castilho, que o candidato preste atenção aos chamados "distratores" no caderno de matemática. “Pode acontecer de o aluno chegar a um determinado número no meio de um cálculo, e que ele apareça como uma das alternativas. E de forma automática o aluno assinala”, alertou.

Nas Ciências Humanas, assim como na prova de Linguagens, textos de apoio predominam, trazendo opiniões e conceitos defendidos por autores das áreas de filosofia e sociologia. “O que eles (autores) trazem explicam muito dos fatos que acontecem no nosso dia. Caso o aluno não saiba o significado de determinado conceito, a chance de se confundir é alta, podendo até mesmo assinalar a alternativa contrária ao que pede o enunciado”, apontou.

Algo em comum

Para o professor, de maneira subentendida, as últimas edições do Enem vêm sendo marcadas por questões envolvendo um mesmo tema. “Nós, professores, temos percebido essa tendência, por mais que a prova não seja temática. Mas já identificamos um tema subentendido em diversos enunciados, e que acabou sendo tema da redação”.

Atenção aos fenômenos da natureza que interferem no nosso dia a dia e aos assuntos relacionados ao meio ambiente, principalmente para os que estão no alcance do homem, é uma forma de interpretar a prova de Ciências da Natureza. Castilho comenta  que o tema está em bastante evidência. “Muito tem se falado sobre essa relação saudável que deve existir entre homem e ecossistema. Então é necessário essa visão de defesa do meio ambiente”.

Já a redação é um tipo de oráculo da interpretação. Na visão do professor do Colégio Marista é ela quem vai responder o nível de entendimento do aluno sobre o tema. “A forma com que são escolhidas as frases temáticas e embasados os argumentos dão o sentido para uma redação. É o ápice”, afirma.

Um segredo, conta Castilho, é de olhar para o chamado "comando" dado pelo enunciado. “Ao olhar as alternativas, por mais que todas sejam plausíveis, devo me questionar: 'isso me foi perguntado?' E assinalo a alternativa que mais corresponde a isso”, finalizou.

Nesta segunda-feira (15), a Folha de Londrina encerra a publicação dos cadernos Folha Enem 2021. Mas acompanhe nesta semana, no site da FOLHA,  mais notícias sobre o Enem e podcasts com dicas preciosas. 

A Folha deseja boa sorte aos candidatos!

Informações básicas sobre o Enem 2021

21 de novembro – 45 questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias + redação. Tempo de prova: 5 horas e 30 minutos

28 de novembro – 45 questões de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e Suas Tecnologias. Tempo de prova: 4 horas e 30 minutos

Abertura dos portões – 12 horas (Horário de Brasília)

Início das provas – 13 horas (Horário de Brasília)

Informações gerais, como local de prova e cartão de inscrição - https://enem.inep.gov.br/participante/

Ouça o podcast deste conteúdo: https://www.folhadelondrina.com.br/_/3131600

Prepare-se: Resposta às questões do Caderno de Revisão do Folha Enem 2021

Bem informado: Veja também a dica do veterano

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS