Bem informado. Esse é um dos pontos fundamentais que o Enem sempre pede em suas provas, ano após ano. Além das matérias mais comuns que o exame exige, é sempre bom estar bem informado e entender sobre o que acontece no mundo ao seu redor. É muito importante estar atento aos jornais, aos programas de TV, noticiários, revistas e internet (sempre atento à credibilidade dos portais que fornecem as notícias).

Para se sair bem no exame, é importante até mesmo ir além e buscar outros tipos de informação, como publicações de dados científicos e de outros temas mais específicos, se for possível. Mas caso não tenha tempo, não tem problema. Tenha em mente que você tem que saber os fatos, estando inteirado sobre as evoluções nos campos da sociais, saúde, meio ambiente, história, por exemplo.

O Enem sempre vai exigir uma posição firme sobre o assunto, de forma argumentativa e crítica. Além de estudar, tenha um tempo para relaxar durante o seu dia a dia. Faça atividades prazerosas para você, como ir ao cinema, fazer uma vídeo chamada com amigos e escutar uma música que há tempos você não ouve. Esses momentos de relaxamento são essenciais para manter o emocional em dia e a cabeça tranquila na hora que tiver que se dedicar à sua prova.

Felipe Soares, estudante de jornalismo da UEL.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.