Ingressar em uma universidade é o sonho da maioria dos estudantes que estão prestes a terminar o ensino médio e, até mesmo, de pessoas mais velhas que querem retomar os estudos ou que almejam realizar um curso de graduação pela primeira vez. De acordo com o Censo da Educação Superior 2019, realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no Brasil existem 2.608 instituições de educação superior, sendo 2.306 privadas e 302 públicas.

Imagem ilustrativa da imagem Entenda a diferença entre Enem e vestibulares
| Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

A porta de entrada para qualquer uma dessas instituições é uma prova, seja a do vestibular ou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Com especificidades e cobranças diferentes, esses exames têm por objetivo verificar se o aluno está apto a cursar os mais diversos cursos de graduação ofertados.

Organizado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) e realizado em dois dias, o Enem é composto por 180 questões divididas em quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias) e uma redação. “O Enem é uma prova cuja correção e avaliação se faz por meio da teoria de resposta ao item que precisa haver uma coerência pedagógica nas respostas dos alunos, uma vez que as habilidades cobradas na prova estão inter-relacionadas”, explica o professor Nilson Douglas Castilho, do Colégio Marista de Londrina.

Leia também: Mentalidade de crescimento e o Ensino Médio

Já os vestibulares podem ser divididos ou aplicados em uma única fase, em sua maioria com questões, cuja quantidade varia, e a redação. “Um vestibular como o da UEL, por exemplo, trabalha com a correção clássica de testes e os conteúdos cobrados são apresentados de forma mais tradicional, oscilando entre a necessidade de articulação e de memorização dos saberes”, pontua Nilson.

Quanto aos objetivos das provas, eles podem variar. O Enem, como explica o professor, é um “instrumento avaliativo federal com intuito de analisar a efetividade das aprendizagens da Educação Básica no seu último ciclo”. Além disso, ele também é uma forma de entrada no ensino superior através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Outro ponto positivo do Enem é a possibilidade de ingresso em uma graduação pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Através do ProUni, os alunos concorrem a bolsas em instituições particulares e, por sua vez, o FIES financia esses cursos com juros mais baixos e prazos flexíveis.

Em relação aos vestibulares, Nilson afirma que eles são “elaborados pelas próprias instituições de ensino superior e seguem padrões próprios de cada universidade e/ou faculdade, mas sempre com o propósito de ingressar numa graduação”.

Rotina de estudos e objetivos

Quem tem como objetivo o Enem, o professor recomenda uma leitura ampla e relacionada aos diversos contextos que a prova exige – além de uma boa prática de estudos. “A vantagem do Enem é a mesma estratégia avaliativa para os alunos em ampla concorrência e exige do aluno maior articulação dos conhecimentos. Porém, antes de tudo, é uma prova de resistência pela extensão e quantidade de questões, o que pode comprometer o rendimento”, pondera.

Os alunos que irão prestar diferentes vestibulares precisam ter atenção aos conteúdos recorrentes nas provas e foco na rotina de estudos, de acordo com Nilson. “A vantagem é que o aluno pode focar na prova e na instituição que deseja de forma personalizada. Alguns vestibulares, mesmo de universidades públicas, promovem processos sérios e de alta performance. Contudo, a diversidade de vestibulares e de modalidades podem levar o aluno a um desgaste nos estudos devido aos diversos enfoques que precisa dar na sua rotina estudantil”, alerta o professor.

Folha Vest

A Folha de Londrina e o Colégio Marista são parceiros novamente na realização do projeto Folha Vest, visando ajudar os estudantes que buscam uma vaga no vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Desta segunda-feira, até o começo de março. A prova será realizada em uma única etapa, em 6 de março de 2022.

Assim como o Folha Enem, edições do Folha Vest são publicadas às segundas-feiras, nos jornais impresso e no on-line. Neste mês de dezembro, aproveite o conteúdo com dicas sobre métodos do estudo, como se preparar melhor mantendo o equilíbrio emocional. Em janeiro e fevereiro voltam os simulados semanais para que os estudantes possam treinar seus conhecimentos e sempre aprender um pouco mais.

Sabendo que o Folha Vest significa uma importante prestação se serviço para os vestibulandos, no site da Folha de Londrina o conteúdo é aberto também para não assinantes.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1