Referência nacional no atendimento a pacientes com Covid-19, o Hospital Universitário da UEL (Universidade Estadual de Londrina) completa 50 anos neste domingo (1). As atividades do HU/UEL começaram em 1971 em um imóvel cedido pela Sociedade Evangélica de Londrina, localizado na esquina das ruas Pernambuco e Alagoas, espaço que hoje funciona Cohab, na área central.

Imagem ilustrativa da imagem Hospital Universitário de Londrina comemora 50 anos
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha 06-05-2021

Em função dos serviços prestados, projetos e pesquisas desenvolvidas, o hospital sempre manteve a concepção em saúde pública e, por isso se destacou pelo vanguardismo e ineditismo em vários setores. Um exemplo é a realização do primeiro transplante de rim do Paraná, em 1973, somadas a outras cirurgias pioneiras.

É referência para o SUS (Sistema Único de Saúde) no atendimento a pacientes de cerca de 250 municípios do Paraná e de mais de 100 cidades de outros estados, de várias regiões do país, principalmente São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Também é referência estadual em atendimentos de maior gravidade e de alta complexidade, com mais de 30 habilitações de alta complexidade certificados pelo Ministério da Saúde.

Imagem ilustrativa da imagem Hospital Universitário de Londrina comemora 50 anos
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha - 18/02/2019

Entre os serviços oferecidos estão o Aehu (Ambulatório de Especialidades), o CTQ (Centro de Tratamento de Queimados), o Hemocentro Regional, que atende hospitais da 17ª Regional de Saúde, Telemedicina e Telesaúde, o Centro de Assistência Toxicológica, que presta assessoria e orientação em casos de intoxicação ou exposição a agentes tóxicos. Destaque também para o Banco de Leite Humano e a Unidade Neonatal.

LEIA TAMBÉM:

- Apoio e gratidão de fora para dentro do HU de Londrina

- HU de Londrina adota estratégias para aproximar pacientes de familiares

- Pela primeira vez, quatro mulheres comandam a diretoria do HU de Londrina

CERTIFICAÇÃO

Recentemente, o HU/UEL foi o único hospital público paranaense a obter a certificação de 100% de conformidade em relação aos indicadores de estrutura, processo e gestão de riscos no ambiente hospitalar, concedido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Foi o único hospital público paranaense a obter a classificação máxima da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente. “Representa todo o trabalho para oferta de um serviço de excelência, que há anos é prestado pelo Hospital Universitário”, afirmou, na época, a superintendente do HU/UEL, Vivian Feijó.

Imagem ilustrativa da imagem Hospital Universitário de Londrina comemora 50 anos
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha 06-05-2021

Enquanto hospital-escola, cujo foco reside na prática do ensino, pesquisa e extensão, integrado ao SUS, o HU/UEL tem a participação de professores e estudantes e residentes dos cursos do Centro de Ciências da Saúde - medicina, enfermagem, farmácia, odontologia e fisioterapia.

PROGRAMAÇÃO 50 ANOS

A comemoração oficial do Jubileu de Ouro começa nesta sexta-feira (30) e prossegue nos meses seguintes, durante o ano jubilar. Estão previstas, entre outras ações, o lançamento do logotipo do HU/UEL e do Selo HU 50 Anos, apresentação da série de vídeos Memória Viva do HU-UEL, culto ecumênico, veiculação de outdoors, inauguração do Memorial de Fotos Históricas, publicação de foto-livro Jubileu de Ouro, homenagens aos ex-superintendentes e o Evento Magno. (Com informações da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1