Implantado em 2007 nas dependências do HU, o Centro de Tratamento de Queimados é referência no estado; UTI está com 100% de ocupação e enfermaria em torno de 80%
Implantado em 2007 nas dependências do HU, o Centro de Tratamento de Queimados é referência no estado; UTI está com 100% de ocupação e enfermaria em torno de 80% | Foto: Marco Antonio Corbanez/HU

Por ser referência em todo o Estado do Paraná nos atendimentos do SUS (Sistema Único de Saúde), o CTQ do HU (Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Universitário) em Londrina recebe novos pacientes a cada dia e, segundo o chefe médico do setor, Reinaldo Kuwahara, os acidentes domésticos pelo uso de álcool são os mais comuns.

De acordo com Kuwahara, uma prática que vem aumentando entre a população é a confecção de sabão caseiro. A maioria das receitas leva a mistura de álcool com soda cáustica e essa combinação pode ser explosiva, segundo o cirurgião plástico. “Fazer sabão de álcool tem sido uma prática muito comum, mas a soda quando entra em contato com o álcool faz a mistura borbulhar e pode ‘explodir’. O fogo pode subir junto com o sabão e atingir quem está por perto, causando queimaduras importantes”, afirma.

Na última semana, dois pacientes foram atendidos no CTQ com queimaduras provocadas durante o preparo do sabão caseiro. O médico detalha que o mais grave foi um homem de 46 anos, que ficou internado durante 38 dias. “Ele teve queimaduras de segundo e terceiro graus em praticamente todo o corpo. Ele foi atingido no tronco, membros superiores, coxas e pernas”, relata.

Já a segunda paciente deu entrada no setor há três dias com queimaduras de segundo grau, mas não precisou ser internada e segue estável, com acompanhamento ambulatorial.

MANTENHA DISTÂNCIA

Sabendo que essa prática é bastante comum, o especialista pede para que as pessoas tomem muito cuidado no manuseio dos produtos. “Tem gente que vive dessa renda e, portanto, nossa orientação é para que se tenha o maior cuidado possível, se mantendo longe da mistura”, comenta.

Diante de um acidente com queimadura, o médico recomenda lavar o local da ferida em água corrente por cerca de 10 minutos e procurar atendimento médico imediatamente, dependendo do tamanho e grau do ferimento. “Nunca utilize pomada, pasta de dente, babosa ou outras receitas caseiras porque elas podem causar infecções e até tétano”, alerta.

DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO

Silvia Nogueira faz sabão em casa desde os 12 anos. O costume, segundo ela, passou de geração em geração na família. “Cresci vendo a minha família fazer sabão. Já até fiz alguns para vender, mas hoje é mais para o consumo próprio mesmo”, diz.

Ao longo desses anos, Nogueira nunca sofreu um acidente durante o preparo porque diz ser extremamente cuidadosa, a começar pela receita. “Já ouvi histórias de pessoas que se machucaram porque não seguiram a receita certa. Hoje em dia, também tem muitas pessoas querendo ganhar visibilidade com vídeos ensinando a fazer o sabão. Vi cada absurdo”, comenta a moradora de Londrina.

Nogueira cita ainda que algumas pessoas acabam misturando o álcool com o óleo quente e a soda cáustica. “É claro que vai ferver, borbulhar e atingir quem estiver por perto. Em casa, além de seguir o passo a passo certinho, uso uma pá que tem um metro e meio e isso me garante uma distância segura”, afirma.

CAMPANHA

Todos os anos, o CTQ do HU faz alertas à população sobre medidas preventivas, considerando o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras (6 de junho). Dados da SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras) apontam que cerca de 1 milhão de pessoas são vítimas de queimaduras todos os anos.

“Nosso objetivo maior é chamar a atenção das pessoas para situações cotidianas que podem causar sérios acidentes. A principal é sobre o manuseio da churrasqueira. Nunca se deve usar álcool para acender o fogo. Há alternativas como acendedores elétricos ou papel com óleo de cozinha, que não são explosivos”, diz o médico do HU.

Sem citar números, o médico afirma que aumentou os atendimentos de adultos queimados pelo uso de álcool em churrasqueiras, assim como de crianças com queimaduras causadas por líquidos quentes. Implantado em 2007 nas dependências do HU, o CTQ possui seis leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 10 de enfermaria. “Hoje estamos com 100% de ocupação na UTI e em torno de 80% na enfermaria”, comenta.

LEIA TAMBÉM:

- Apoio e gratidão de fora para dentro do HU de Londrina

- Entenda as doenças do coração na lista de comorbidades para vacinação

PRINCIPAIS TIPOS DE QUEIMADURAS:

Fogo ou chamas:

São queimaduras causadas por fogo, como lenha, aquecedores a querosene, álcool, gasolina ou outro líquido inflamável, fogos de artifício e incêndio

Produtos químicos:

Alguns produtos químicos corrosivos ou irritantes em contato com a pele podem causar queimaduras. Alguns exemplos são produtos de limpeza de vaso sanitário domésticos, pesticidas, produtos químicos de baterias

Líquidos quentes:

As queimaduras por líquidos quentes/escaldadura podem acontecer com água fervente, chá, café, leite e sopa

Superfícies quentes:

São objetos ou metais quentes como, por exemplo, utensílios de cozinha ou ferros de passar

Queimaduras elétricas:

São aquelas causadas por eletricidade como por fios elétricos de alta tensão, tomadas elétricas e descarga elétrica (raio)

Fonte: Sociedade Brasileira de Queimaduras

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.