A alegria invadiu a casa da família Morais com a chegada dos gêmeos Mateus e Miguel, primeiros filhos do casal, Andrielli e Robson. A família é de Japira (Norte Pioneiro) e foi uma das primeiras a serem beneficiadas com o Alojamento Canguru, espaço recém-inaugurado dentro da UTI Neonatal do HU (Hospital Universitário ) de Londrina.

Robson Morais com um dos gêmeos, que nasceram prematuros:  É uma excelente ala, que vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas mesmo”
Robson Morais com um dos gêmeos, que nasceram prematuros: É uma excelente ala, que vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas mesmo” | Foto: Marco Antonio Corbanez/ HU

“O alojamento permite que a mãe fique 24 horas com o bebê, sendo a maior parte na posição canguru, que é o contato pele a pele, na posição vertical junto ao peito dos pais. Como os bebês prematuros com peso abaixo de 1500 gramas não têm estabilidade clínica para sugar, vamos extraindo o leite da mãe, estimulando a produção e ensinando a maneira correta até os bebês atingirem certa maturidade e ficarem estáveis”, explica a neonatologista e coordenadora da Unidade Neonatal do HU, Ligia Ferrari.

Para a equipe médica, a inauguração do espaço é uma conquista dentro da política de assistência humanizada aos recém-nascidos de baixo peso, ao proporcionar um cuidado completo e altamente qualificado. Na prática, isso irá melhorar ainda mais as taxas de aleitamento e o vínculo dos pais com o bebê, além favorecer a alta mais precoce. “É diferente do bebê prematuro que fica internado e a mãe vinha ao hospital durante o dia. Ela não tinha lugar para ficar e voltava para casa à noite. Não havia esse incentivo do alimento à noite”, diz.

Para os pais, contar com um espaço de acolhimento e, ao mesmo tempo de aprendizado, faz uma grande diferença. “Foi uma benção na nossa vida porque a gente não sabia absolutamente nada sobre cólicas, os sinais a serem observados e até trocar fraldas. Hoje, estamos em casa com os bebês dormindo bem, mamando bastante. O Mateus, que nasceu com 1.320 de peso, já está com 2,5 quilos. Todos esses bons resultados a gente deve ao acompanhamento que tivemos no Alojamento Canguru. É uma excelente ala, que vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas mesmo”, comemora o casal.

LEIA MAIS:

- Mulher dá à luz trigêmeos e celebra a vida de sete filhos

- Enfermagem: amor, coragem e dedicação

- Psicologia realiza trabalho de escuta clínica em gestantes do HU

ENCONTRO ESPECIAL

Os pais dos gêmeos Mateus e Miguel têm motivos a mais para celebrar a vida dos filhos. Foi um encontro realmente muito especial, pois a gestação que evoluía normalmente, de repente, ficou em risco pelo aumento da pressão arterial de Andrielli e o resultado positivo de Covid.

Ela teve 50% do pulmão comprometido, febre alta e o parto teve que ser realizado às pressas. Por conta da infecção, Andrielli e os bebês ficaram isolados após o parto. “Eles chegaram a fazer o teste e felizmente, deu negativo. Eu também fiz o teste e pude conhecê-los no quinto dia de vida. É muito bom estar perto deles. É realmente mágico. Estamos muito felizes”, conta o pai. A família teve alta no dia 3 de maio.

Família reunida em Japira: Andrielli e Robson Morais com os filhos Mateus e Miguel
Família reunida em Japira: Andrielli e Robson Morais com os filhos Mateus e Miguel | Foto: Arquivo Pessoal

HUMANIZAÇÃO

O Método Canguru é uma política pública que está sendo ampliado no Brasil dentro das ações do Pacto de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal. Além do vínculo entre pais e o bebê e o incentivo ao aleitamento, a prática permite um controle térmico adequado aos bebês, contribui para a redução do risco de infecção hospitalar, reduz o estresse e a dor do recém-nascido e melhora a qualidade do desenvolvimento neurocomportamental e psico-afetivo do recém-nascido.

O método consiste em três etapas, sendo a primeira no momento do nascimento. “O bebê estável fica em contato pele a pele com a mãe. Isso é uma prática de mais de dez anos no HU. A segunda etapa, quando o bebê está na unidade para ganhar peso, ele vai para o Alojamento Canguru. A mãe é convidada a ser reinternada e fica na posição canguru, estimulando o aleitamento materno, no preparo para a alta do bebê. A inauguração desse espaço marca a implantação completa do Método no nosso hospital”, comenta a neonatologista e coordenadora da Unidade Neonatal do HU, Ligia Ferrari.

A terceira etapa é o seguimento ambulatorial, que também já é praticado desde 1997 no HU, para todos os bebês de risco. O Alojamento Canguru possui quatro leitos para mãe e bebê, com camas ao lado de uma incubadora ou berço e uma varanda para banho de sol. Os pais também podem frequentar o espaço durante o dia.

‘‘O atendimento perinatal tem sido foco prioritário do Ministério da Saúde, tendo em vista que no componente neonatal reside o maior desafio para a redução da mortalidade infantil nas diferentes regiões brasileiras. Um conjunto de ações tem procurado elevar o padrão não só do atendimento técnico à população, mas, também, propondo uma abordagem por parte dos profissionais de saúde que seja fundamentada na integralidade do cuidado obstétrico e neonatal’’, explica Ferrari.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.