Londrina comemora, nesta quarta-feira (19), um ano da campanha de vacinação contra a Covid-19. Com a chegada das primeiras nove mil doses, em 2021, a campanha iniciou pelos grupos prioritários de profissionais de saúde, idosos em instituições de Longa Permanência e trabalhadores destas instituições. Hoje, está disponível para toda população, e já foram aplicadas 1.016.013 doses.

Imagem ilustrativa da imagem Campanha de vacinação contra a Covid em Londrina completa um ano
| Foto: Isaac Fontana - FramePhoto - Folhapress

Para o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a abertura da campanha de vacinação é uma data a ser celebrada e que ficará marcada na história da cidade. “Quis o destino que ela viesse justamente no meio de uma grande explosão do número de casos de Covid-19. Creio que, talvez, com o objetivo de reforçar a importância da vacina, nesse momento em que temos os maiores números de casos positivos na pandemia e, por outro lado, os menores números de interações ou óbitos por complicações do coronavírus”, citou.

'sem a vacina seria o caos'

A primeira pessoa vacinada em Londrina foi a enfermeira do HU (Hospital Universitário de Londrina) e do Samu de Londrina, Fátima Hirth Ruiz, 52. A primeira servidora municipal imunizada foi a técnica de Enfermagem Rosimeire Oliveira de Paula, da Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Sabará. Desde o início da pandemia, ela atua na unidade que é referência de urgência e emergência para pacientes com sintomas respiratórios.

Um ano depois, com o esquema completo e dose de reforço, a servidora municipal há 30 anos apela para que todos os londrinenses recebam a sua dose. “A vacina continua sendo muito importante, senão o que seria agora com tantas pessoas com Covid-19. A UPA está lotada e a maior parte dos testes são positivos. Mas a doença agora não está com tanta força, devido a vacina. Sem ela, seria o caos. Então continuo orientando as pessoas a tomarem vacina”, frisou.

LEIA TAMBÉM:

+ Em meio ao avanço da ômicron, vacina ‘segura’ internamentos e mortes

Ao longo das semanas, conforme as doses eram adquiridas pelo Ministério da Saúde e entregues ao Município pelo governo do Estado, os grupos de vacinados foram ampliando gradativamente. Após uma ação em drive-thru no Parque de Exposições Ney Braga, que atendeu em um único dia 3.763 idosos e profissionais de saúde, a Prefeitura de Londrina iniciou a abertura das salas exclusivas de vacinação, que chegaram a sete unidades simultâneas.

CCI NORTE

A maior delas é o Centro de Imunização da Zona Norte, sediado no prédio do CCI Norte, junto com Unidades Básicas de Saúde que foram convertidas em atendimento exclusivo para a campanha. O cadastramento do público-alvo e o agendamento dessas aplicações é feito com antecedência de forma virtual, por meio de uma página exclusiva no Portal da Prefeitura.

O secretário destacou o empenho das equipes que atuaram e permanecem conduzindo os atendimentos nas salas de vacinação, bem como o recebimento e conferência dos novos lotes de imunizantes, conferência dos cadastros prévios e demais serviços necessários para o sucesso da campanha. “Temos que nos orgulhar, porque nenhum município se organizou tanto como Londrina para atender sua população de forma acolhedora, organizada e segura, com hora marcada."

icon-aspas Campanha de vacinação é uma data a ser celebrada e que ficará marcada na história da cidade
Felippe Machado - Secretário municipal de Saúde

BALADA DA VACINA

A campanha foi sendo ampliada ao público em geral, por idade e de forma decrescente. Para incentivar a adesão, a Saúde realizou eventos de vacinação ininterrupta aos finais de semana, como a Revoada e a Balada da Vacina. As edições atingiram milhares de jovens e adolescentes que receberam sua primeira ou segunda dose. Essas e outras ações, coordenadas pela Saúde, tiveram apoio e participação de diferentes secretarias e órgãos municipais.

E na última segunda-feira (17), começou oficialmente em Londrina a vacinação de crianças a partir dos cinco anos. Inicialmente, conforme as doses pediátricas estão sendo encaminhadas, a vacinação está atendendo as que possuem deficiências permanentes ou comorbidades para, em seguida, atingirem todas as crianças desta faixa etária.

contraste

Doze meses após a aplicação da primeira dose, a cidade comemora os resultados mas reforça a necessidade de que todos completem sua vacinação. O último boletim com a situação da Covid-19 apontou 1.933 casos ativos, com 25 pacientes internados, sendo 12 em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Nos últimos 15 dias, duas mortes foram provocadas pela doença.

A situação contrasta com o cenário epidemiológico de 2021, como aponta o boletim de 19 de janeiro do ano passado. À época, Londrina registrava 495 casos ativos da doença, 115 pacientes internados – 42 em UTI, e mais cinco óbitos por Covid-19.

Os dados reforçam a importância e a necessidade da vacinação, já que os imunizantes não só diminuem as chances de transmissão, mas também reduzem consideravelmente o risco de um paciente com Covid-19 evoluir com complicações ou ir a óbito. “Faço um apelo a toda população que, porventura, ainda não aderiu à vacinação ou não completou seu esquema vacinal, seja de segunda ou terceira dose, para que nos ajude. Só vamos conseguir retornar as atividades como em 2019 quando vacinarmos e protegermos de forma correta toda população. E isso depende de um aumento de pessoas vacinadas”, destacou o secretário de Saúde.

Atualmente, a Prefeitura disponibiliza cinco salas de vacinação exclusivas. Além do Centro de Imunização na Zona Norte, os agendamentos podem ser feitos para as UBS do Jardim do Sol, Alvorada, Ouro Branco e Eldorado. A página para efetuar o cadastro prévio e agendamento está disponível para acesso todos os dias, no Portal da Prefeitura. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1