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OPINIÃO DO LEITOR 5m de leitura

Sustentabilidade e publicidade: quanto carbono suas campanhas emitem?

ATUALIZAÇÃO
24 de junho de 2023

Gustavo Franco
AUTOR

Você sabia que suas campanhas emitem carbono? Grande parte da energia consumida pelas infraestruturas digitais advém de fontes de energia não renováveis, como o carvão e o gás natural. Além disso, a produção de dispositivos eletrônicos como servidores, computadores e smartphones também contribui para as emissões de carbono ao longo do seu ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas até a fabricação e descarte.

De acordo com um estudo da Footsprint, empresa do ecossistema Labelium que tem foco em construção de presenças digitais sustentáveis, um influenciador que tem 3 milhões de seguidores e que publica todos os dias nas redes sociais, emite 1.072 toneladas de carbono em um ano, gerados pelos conteúdos produzidos. Isso é o equivalente a 481 viagens de avião entre Paris e Nova York. Com o crescimento exponencial das mídias digitais e da presença digital dos influenciadores, já dá para imaginar o quanto uma campanha de alto impacto pode afetar o meio ambiente.

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A boa notícia é que é possível reduzir esse efeito significativamente adotando medidas simples no planejamento da sua campanha. Por exemplo, em campanhas de vídeo: por meio da redução do tempo de exibição da mensagem. Quanto mais longo um vídeo publicitário ou de um influenciador é, maior a emissão de Co2. Por exemplo: um vídeo em 720p transmite em média 0.42MB a cada segundo, 25MB por minuto e 1.5GB por hora. 

Além disso, devido ao carregamento do conteúdo (upload), a energia consumida será grande, independente se o vídeo foi visto pela audiência ou não. Vídeos mais curtos, aliás, não são bons somente para o meio ambiente: eles também têm performance melhor com as audiências, de acordo com dados internos da Labelium, compilados da performance de diversas marcas gerenciadas pelo grupo.

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Outra ação efetiva e sustentável é a reutilização de conteúdos com boa performance. Se um vídeo de um influenciador ou de uma campanha está com uma performance acima da média, por que não o reutilizar? Você pode adaptá-lo com uma narrativa diferente, incluir novos elementos ou produtos, ou ainda, redimensioná-lo para outros formatos. Ou quem sabe, buscar novas audiências para impactar com o mesmo criativo.

Independente do formato, o ponto central está em desenvolver uma mentalidade sustentável, mas em toda a cadeia de valor da publicidade digital. Ter consciência de que campanhas de marketing também afetam o meio ambiente é chave e levará agências e anunciantes, num futuro próximo, a refletir em como ser mais enxutos em seus planos de mídia, entregando mais performance e, ao mesmo tempo, menos impacto para o meio ambiente. 

Sabemos que, no Brasil, ainda estamos distantes dessa reflexão ser posta em prática na maioria das marcas e campanhas, mas ao começar esse diálogo com os decisores, agências e veículos de comunicação, o primeiro passo já foi dado.

Gustavo Franco, Country Manager da Labelium Brasil

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