Imagem ilustrativa da imagem OPINIÃO DO LEITOR - Escapamentos barulhentos
| Foto: iStock

Com relação às motos com escapamentos adulterados serem autuadas e apreendidas ficou só na conversa? Ou no Jardim Bandeirantes essa lei não está valendo? Pelo jeito as autoridades que trafegam por aqui (quando trafegam) usam abafadores de ouvido. Nos finais de semana ninguém tem sossego por aqui. A fiscalização deveria ser na cidade toda, e não apenas no centro da cidade. Será que alguém pode dar uma atenção pra gente?

Rubens Barbosa Júnior (gestor de Recursos Humanos) Londrina

5G em Londrina - Desenvolvimento e Exclusão Digital

Muito auspiciosa essa noticia da Folha (10/08) a respeito da implantação de uma torre experimental de internet 5G em Londrina. Parece-no que o futuro esta chegando com promessa de equipamentos com Inteligência Artificial, conexão em ultravelocidade, veículos autônomos como caminhões, automóveis, tratores, pulverizadores, colheitadeiras. Não deixa de ser um paradoxo diante da falta de acesso à internet de qualidade e a equipamentos coonectáveis que atingiu, nesta pandemia, milhares de famílias de bem e cujos filhos não puderam ter aulas remotas a contento. Ainda que pese a aprovação pelo Congresso Nacional de lei que garantisse o direito desses estudantes e acabou sendo combatida por autoridades federais. Que o 5G possa ser uma ferramenta de melhor inclusão digital e, assim, possa fomentar o desenvolvimento de nossa sociedade pé-vermelha. Só haverá desenvolvimento econômico com o respectivo progresso nas condições de vida de nossa população e com politicas educacionais eficientes. Tecnologia, educação e desenvolvimento, um trinômio necessário e de urgente atenção!

Roberto Bondarik (professor e pesquisador da UTFPR) Londrina

Antena de internet 5G começa a funcionar nesta quinta em Londrina

Temos que ter cuidado com os números

Na sua coluna no dia 30/07 o Sr. Luiz Geraldo Mazza informa que "entre terça e quarta houve 1.366 óbitos e 48.556 infecções em 24 horas". Imagino que ele se refira aos dias 27 e 28/07/2021. Vejamos então os dados informados pela SESA para estes dois dias. 27/07/2021: 193 óbitos e 2.162 novos casos. 28/07/2021: 183 óbitos e 3.390 novos casos. No somatório dos dois dias: 376 óbitos e 5.552 novos casos. Bem abaixo do que o Sr. Mazza informou. Além do que, nestes dois dias o Estado do Paraná apresentou um maior índice de pessoas curadas do que de novos contaminados. Vejamos: no dia 27/07/21 tivemos 2.728 curados contra 2.166 novos infectados, uma diferença de 566 a favor dos curados. No dia 28/07/21 tivemos 3.842 curados contra 3.390 novos infectados, uma diferença de 452 a favor dos curados. Finalizando, informo que o Paraná vem apresentando, seguidamente, este quadro de maioria de curados sobre novos infectados desde o dia 13/07/2021 com quadro reverso apenas nos dias 19 e 25/07/2021. Temos que ter muito cuidado com os números que informamos, para não levar a população a imaginar situações que não sejam verdadeiras.

Nina Cardoso (psicóloga) Londrina

A opinião dos autores não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA.

Leia mais:

O que se leva da vida

O sistema feudal no Senado

Geada e seus efeitos colaterais

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

mockup