A antena de internet 5G, instalada no distrito da Warta, em Londrina, pelo governo federal, começará a funcionar na próxima quinta-feira (12).

Imagem ilustrativa da imagem Antena de internet 5G começa a funcionar nesta quinta em Londrina
| Foto: iStock

A cerimônia de lançamento está prevista para o final da manhã, na Embrapa Soja. O evento terá a presença de uma comitiva do governo federal, composta pelos ministros Tereza Cristina (Agricultura) e Fábio Faria (Comunicações), além de deputados federais da Frente Parlamentar da Agricultura. O governador Ratinho Junior e o prefeito Marcelo Belinati também estarão presentes. A inauguração estava prevista para o final de julho, mas precisou ser adiada.

Londrina foi escolhida pelo Ministério das Comunicações para receber um projeto-piloto para utilização da tecnologia 5G em áreas rurais. O município foi selecionado por abrigar o primeiro Polo Tecnológico do Agro instalado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) há um ano e meio, projeto que contou com a articulação da deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR).

A antena a ser instalada terá abrangência em um raio de 5 quilômetros, podendo atingir picos de até 10 quilômetros, incluindo a parte urbanizada do distrito de Warta (Zona Norte). O foco do projeto é levar a conectividade no campo e contribuir para o aumento da produtividade das lavouras e, consequentemente, o aumento da renda do produtor. No entanto, o sinal 5G ficará aberto a todos os usuários da telefonia móvel que tenham um aparelho compatível com essa tecnologia.

Dessa forma, Londrina será a única cidade da Região Sul a receber uma antena de tecnologia 5G neste ano e a segunda do País. A primeira antena foi instalada neste mês em Sorocaba (SP).

Segundo o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, o projeto prevê a instalação de uma “fazenda inteligente”, o que trará benefícios para os produtores rurais, além de contribuir para os processos de pesquisas para o agronegócio.