As lições que aprendemos, os conselhos que espalhamos, as saudades que plantamos, as amizades que cultivamos, as riquezas que dividimos, as flores que doamos, os sorrisos que espalhamos, as alegrias que partilhamos, o bem que motivamos, a gratidão que expressamos, a compaixão que sentimos, as esperanças que despertamos, as boas ações que encorajamos, as causas nobres que apoiamos, as lições do Cristo que praticamos.

Silvério da Silva (empresário) Londrina

Imagem ilustrativa da imagem OPINIÃO DO LEITOR - O que se leva da vida
| Foto: iStock

Welligton e nossa esperança

Em 24 de abril de 2021, o leitor Wellington A. Sampaio escreveu na coluna da Opinião do Leitor que a nossa esperança foi embora. Agora, em (Opinião 31/7), ele afirma que não podemos nos silenciar, pois nosso silêncio é colírio para a caterva. Wellington, você tem toda razão, digo-lhe parabéns pela sua boa opinião! A esperança significa (espera +ança); por sua vez a ança significa condição ou resultado ou quantidade.

Ora, então, se ficarmos sem nada fazer diante destes péssimos quadros que os políticos produzirem e continuam produzindo. O que seria da ança? O salário mínimo de R$ 1.100,00 de hoje vai encolher, ao invés de evoluir. Isto é uma ameaça terrível para adolescentes de hoje que, no futuro, precisam ganhar salário adequado para viver, além de casar e pagar aluguel da casa.

Enquanto, por outro lado, os ministros do STF vivem com salário que superaria o salário dos juízes da Corte norte-americana. Disse, certa vez, um político paranaense, que se não abaixar o supersalário dos políticos e funcionários públicos, não há como reduzir os impostos na reforma tributaria.

Como ditos políticos são extremamente arrogantes, jamais eles vão reduzir seus ganhos e dos seus comparsas - daí a nossa meta é implementar o plano para fazer a fusão nas unidades federativas do país. Três estados do Sul (PR, SC e RG) tornariam em único estado federativo; já no nordeste, cinco unidades federativas formariam em único bloco; outros estados também devem fazer sua parte, mas com sua conveniência. Por tal medida, nada mais, nada menos que 2/3 dos deputados, senadores e governadores serão cortados.

Neste mesmo capítulo, vamos reduzir as cargas tributárias na mesma proporção do que foi feito no corte dos políticos. Contudo, em contrapartida, o governo deve triplicar valor de salário mínimo, no prazo apropriado; melhorar o salário dos professores e policiais. "Aumentam-se salários, crescem-se vendas no comercio".

Osamu Arazawa (contador) Londrina

A opinião dos autores não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA.

Leia mais:

O sistema feudal no Senado

Geada e seus efeitos colaterais

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.