| |

Folha Rural 5m de leitura

Suspensão temporária de importação do Uruguai pode auxiliar produtores

ATUALIZAÇÃO
13 de novembro de 2017

Reportagem Local
AUTOR

Uma missão técnica da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) vai à Montevidéu, no Uruguai, no próximo dia 30 de outubro para dialogar com autoridades sanitárias locais sobre a suspensão temporária das importações de leite daquele país. As reuniões se estenderão até 3 de novembro.

A paralisação das importações foi determinada pelo ministro Blairo Maggi, pois os produtores e representantes do setor na Frente Parlamentar da Agropecuária alegam que o produto uruguaio afeta negativamente a formação de preços no mercado doméstico, inviabilizando a produção local. O ministro defende a fixação de cotas de importação do leite uruguaio. O Mapa estuda medidas para atender aos produtores nacionais.

Mais barato, o leite uruguaio, de acordo com Maggi, tem contribuído para a crise no setor no Brasil e a situação está se transformando em quase insuportável para o produtor local, em função dos custos que inviabilizam competir com o produto do país vizinho.

De acordo com a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), o Brasil foi destino de 86% do leite uruguaio em pó desnatado e 72% do integral, em 2017. Nos primeiros seis meses deste ano, já foram importadas 41,8 mil toneladas de leite em pó do país. A tarifa zero em vigor e a ausência de uma negociação de cota desagradam produtores nacionais.

Setores organizados, produtores, sindicatos, associações e federações reclamam também da quantidade de leite importado do país vizinho e alegam que o Uruguai estaria exportando leite que não é produzido lá – que viria da Nova Zelândia - pois a produção uruguaia seria insuficiente para exportar a quantidade que tem chegado ao Brasil.

A suspensão, de acordo com Maggi, valerá até que seja concluída a rastreabilidade do produto e só será revertida se conseguirem comprovar que 100% do volume exportado ao país são produzidos no Uruguai.

Demonstrando preocupação com a crise vivida pelos agropecuaristas, Maggi disse que, além da suspensão das licenças de importação, cogita também a aquisição de leite para programas sociais e a alocação de recursos para que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) compre leite em pó para estocar e vender no futuro, quando os preços estiverem melhores – a questão está em discussão na Casa Civil e no Ministério do Desenvolvimento Agrário.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS