| |

Folha Rural 5m de leitura

SUA MAJESTADE A PLANTA

ATUALIZAÇÃO
31 de dezembro de 1969


AUTOR

Para quem busca alimentação saudável não dá para deixar de lado uma boa porção de brócoli, seja ela em salada, torta, sopa, refogado, ou o que mais a criatividade permitir. Na classe das ''conceituadíssimas'' plantas de folhas verde-escura, a hortaliça tem pouca caloria (49kcal/100gr) e muita vitamina.
Segundo informações da Embrapa Hortaliças, de Brasília, o brócoli é originário da região do Mediterrâneo, pertencente à família Brassicácea, assim como a couve-comum, a couve-flor, o repolho, a mostarda, o rabanete e o agrião. Possui considerável teor de vitamina C. Já o teor de vitamina A é elevado quando comparado ao repolho e a couve-flor, mas inferior ao da couve-comum. Também é fonte de fósforo, ferro, cálcio e fibras. Os teores de cálcio são próximos ao do espinafre, com a vantagem de serem de mais fácil digestão.
Há dois tipos de brócoli no mercado: o ramoso mais tradicional e o de cabeça única (brócoli chinês). O de cabeça única pode ter botões com coloração superior arroxeada. Já o brócoli ramoso deve ter coloração verde-escura, com os botões totalmente fechados, talos firmes e folhas com aspecto de produto fresco.
Para quem costuma fazer a ''feira'' da semana, o brócoli é uma das hortaliças de menor durabilidade. Em condição ambiente, deve ser comercializado e consumido no dia da compra. Na geladeira, pode ser mantido por até 4 dias, dentro de saco de plástico perfurado.
A Embrapa ensina ainda que, apesar das flores serem a parte mais nutritiva, as folhas e talos também podem ser consumidas. Para uniformizar o cozimento do talo e dos botões florais deve-se fazer um corte em forma de cruz na base do talo.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS