| |

Folha Rural 5m de leitura

'Pupunha caiu no gosto dos chefs de cozinha'

ATUALIZAÇÃO
06 de abril de 2017


AUTOR

A pupunha sofreu certo preconceito dos apreciadores de palmito quando começou a ser envasada pela indústria, devido a características diferentes das variedades de palmeiras juçara, açaí e real. "A pupunha é mais adocicada e tem mais tanino (substância adstringente), então foi preciso adaptar as conservas em termos de uso de ácido cítrico", conta Chaimsohn.

Corrêa Júnior considera o produto da pupunha muito saboroso e nutritivo, com um mercado potencial muito grande. "A pupunha já caiu no gosto dos chefs de cozinha e hoje são mais de 100 receitas gourmet desenvolvidas", cita, sobre o alimento in natura.

ORIGEM AMAZÔNICA
Chaimsohn afirma que a pupunha foi introduzida no País em meados dos anos 1980, pela pesquisadora do Iapar Nancy Morsbach, no Litoral e em outras regiões. Corrêa Júnior lembra que em 1994 houve o início da popularização, com a chegada de 1,2 mil mudas oriundas do Vale do Ribeira, para produção e pesquisa.

A variedade da palmeira introduzida no País (Bactris gasipaes Kunth var. gasipaes Henderson) tem origem na cidade peruana de Yurimaguas, na floresta amazônica. A planta é mais apropriada para o cultivo por não ter espinhos e facilitar o manuseio. (F.G.)

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS