| |

Folha Rural 5m de leitura

IDR-PR vai mostrar na Expo o potencial do turismo rural

A Via Rural convidará visitante a conhecer rotas temáticas, aprender a identificar a qualidade do café e degustar diferentes tipos de chás

ATUALIZAÇÃO
01 de abril de 2023

Reportagem local
AUTOR

O IDR-Paraná vai marcar presença na ExpoLondrina com a organização da 27ª Via Rural Smart Farm e Eventos. Durante a feira, os profissionais do Instituto estarão em diversas unidades didáticas expositivas, levando novas tecnologias ao público com o propósito de melhorar a renda dos produtores rurais. Também serão realizados seminários, encontros e oficinas. Esta edição da ExpoLondrina acontecerá de 6 a 16 de abril e terá como tema “O Agro nos Move”.

LEIA MAIS

Deputados da região pedem instalação de sede do governo na Expo

“Pela primeira vez a área de negócios do Instituto estará presente na ExpoLondrina, orientando os produtores a respeito de novas oportunidades de negócios. Temos muito conteúdo, seja a produção sustentável de grãos que mostra práticas que resultam em ganhos ambientais e produtivos, seja a ação na área da promoção social e cidadania, uma das prioridades do trabalho da extensão na região Norte”, destacou Cristovon Ripol, gerente estadual do IDR-Paraná.

A Via Rural de Londrina contará  com 11 mil metros quadrados. Entre as ações, os técnicos pretendem despertar a atenção dos visitantes para o potencial turístico da área rural. Para tanto, o público será convidado a conhecer roteiros como a Rota do Queijo Paranaense, a Rota das Lavandas e o Caminho do Café das Mulheres, organizados pelo Instituto.

Durante a ExpoLondrina, técnicos do IDR estarão em diversas unidades didáticas expositivas, levando novas tecnologias ao público
 

Será possível, ainda, conhecer as plantas medicinais na Casa do Chá, degustar as delícias feitas na hora na Casa do Pão e experimentar pratos culinários com produtos da região na Estação Gastronômica. Jardins com plantas ornamentais estarão por toda área do bosque, tornando a visita ainda mais agradável.

Outros espaços serão o “Memorial Era Uma Vez”, dedicado à valorização dos agricultores com a exposição de instrumentos da rotina do trabalho no campo, e a Mostra de Artesanato do Paraná, que vai levar ao público produtos da região. Diversas manifestações culturais também fazem parte da programação.

Para quem gosta de café, será possível aprender a identificar a qualidade da bebida, conhecer as boas práticas de manejo do cafezal e a história da cafeicultura no Museu do Café da UEL.

Os benefícios do sistema de plantio direto na produção de grãos sustentáveis, detalhes da produção do fio de seda e orientações para tornar a agricultura mais lucrativa também serão abordados nas unidades demonstrativas organizadas pelo IDR-Paraná. Em outra frente com foco na renda, a Via Rural Smart Farm apresentará as oportunidades de negócios para os produtores e pecuaristas, com orientação sobre procedimentos para a efetivação de parcerias.

SUSTENTABILIDADE

O IDR-PR também vai apresentar o Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR), que incentiva a geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em especial energia solar, biogás e eólica nas propriedades rurais. O objetivo é, além de proteger o meio ambiente, reduzir os custos, contribuindo para elevar a renda do produtores.

Os extensionistas prestarão esclarecimentos a respeito das alternativas disponíveis para o agricultor produzir energia limpa, orientando os interessados sobre a implantação de projetos que podem ser viabilizados por meio do programa, que coloca à disposição linhas de financiamento, com possibilidade de equalização de taxas de juros para utilização destas tecnologias.

A unidade de Horticultura e Agroecologia apresentará produtos para o controle biológico das pragas e doenças, o cultivo de flores como alternativa econômica, hortas verticais, plantio de frutas e informações sobre o processo para certificação dos produtos orgânicos. Haverá também uma unidade especialmente voltada ao cultivo de plantas medicinais, condimentares e aromáticas.

Além disso, atualmente existem vários sistemas de produção de alimentos orgânicos que aplicam tecnologias de baixo custo e adaptados a diferentes modelos de produção sustentável em Agrofloresta. Essas iniciativas usam o solo combinando, em uma mesma área e em um determinado tempo, o cultivo de frutíferas, hortaliças, madeira e espécies que adubam a terra. Essa tecnologia será apresentada por profissionais do IDR-Paraná e parceiros que atuam com agroflorestas.

Agroindústrias e cooperativas familiares assistidas pelo IDR-Paraná terão um espaço para comercializar seus produtos. É uma forma de fortalecer essas organizações, promovendo a diversificação produtiva, além de estimular as economias locais.

PECUÁRIA LEITEIRA 

A produção de leite estará presente em três estações didáticas que mostrarão o trabalho realizado pelo IDR-Paraná junto à essa cadeia produtiva. Ganha destaque a produção do alimento oferecido ao animal com planejamento forrageiro, que deve ser adotado pelos produtores. Também não foram esquecidos o preparo, o manejo e conservação do solo das áreas de pastagens. Os visitantes também poderão conhecer variedades de forrageiras, além de todo o processo da cadeia do leite. (Com Agência Estadual de Notícias) 

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS