#Prioridades?

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) recebeu doação de 50 mil doses de vacinas contra covid-19 da empresa chinesa Sinovac. O objetivo é vacinar os jogadores dos principais times da América do Sul, além de outros profissionais como árbitros e comissão técnica, das equipes masculinas e femininas. Segundo a entidade, a prioridade no momento é a vacinação de atletas e comissões para a Copa América, torneio que reúne dez seleções sul-americanas para disputar, nesse ano, o troféu na Argentina e na Colômbia. A competição começa no dia 13 de junho e vai até 10 de julho. Enquanto isso, a etapa de vacinação, na maioria desses países, ainda está na fase inicial: idosos e grupos prioritários. No caso do Brasil, por exemplo, diversas campanhas Estaduais já foram paralisadas por falta de doses.

#Apresentando o Oscar

Imagem ilustrativa da imagem Vacinação no futebol, hidrogênio verde e expectativas para o Oscar
| Foto: Folhapress

A premiação vai ter Harrison Ford e Reese Witherspoon entre os principais apresentadores. A lista também inclui os alguns dos vencedores do Oscar do ano passado, Joaquin Phoenix, Renee Zellweger, Brad Pitt e Laura Dern, além do diretor de "Parasita", o sul-coreano Bong Joon-ho. A 93ª edição do Oscar, atrasada dois meses por causa da pandemia, acontecerá como se fosse um filme repleto de glamour, avisou a Academia. Os produtores querem que a cerimônia "pareça um filme, não um programa de televisão", prometeram uma apresentação espetacular. E deixaram claro em seu comunicado que vai haver "tanto brilho aqui, que você pode precisar de óculos de sol".

#Hidrogênio verde

Imagem ilustrativa da imagem Vacinação no futebol, hidrogênio verde e expectativas para o Oscar
| Foto: iStock

O chamado hidrogênio renovável é poderoso pois tem três vezes mais energia do que a gasolina. Mas, ao contrário dela, é uma fonte de energia limpa, uma vez que só libera água, na forma de vapor, e não produz dióxido de carbono. Essa é uma maneira de evitar mais impactos negativos na natureza. Ele só é usado em ocasiões especiais - como lançamento de foguetes da Nasa- por ser altamente inflamável, o que torna complicado seu transporte e armazenamento seguro. Além de exigir um alto investimento para sua produção em grandes quantidades. As pressões para reduzir a poluição ambiental têm levado uma série de países e empresas a apostar nesta nova forma de energia limpa, que muitos acreditam ser essencial para "descarbonizar" o planeta. Entre eles estão Austrália, Holanda, Alemanha, Arábia Saudita, Chile, China e Estados Unidos.

#Alerta ciência

Facebook e Instagram colocarão novos alertas com rótulos em conteúdos sobre tratamentos para a COVID-19 sem comprovação científica.

Imagem ilustrativa da imagem Vacinação no futebol, hidrogênio verde e expectativas para o Oscar
| Foto: iStock

Vão utilizar como fonte a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a frase que aparecerá é: “Alguns tratamentos da COVID-19 não aprovados podem causar danos graves”. Os novos selos serão lançados nas próximas semanas nas redes sociais e terão em inglês, espanhol, português, francês, indonésio e árabe em todo o mundo, de acordo com o Facebook. A partir da mensagem o internauta poderá clicar em um link que o levará a Central de Informações sobre o COVID-19 da plataforma. Eles reforçaram que as postagens com informações comprovadamente falsas sobre a doença são removidas.

#Falcão e Soldado Invernal

Esse ano, a Marvel se adaptou e achou uma ótima maneira de aprofundar as narrativas de seus heróis, se não podemos ir até eles, eles vêm até nós. Com os cinemas fechados, as produções precisaram vir para as telinhas, o que nos proporcionou duas minisséries. Em janeiro, conhecemos um pouco sobre o mundo mágico da Feiticeira Escarlate, com o WandaVision. E no mês passado, foi a vez de conhecer mais da vida do Falcão e do Soldado Invernal, e de alguns outros personagens do mundo Marvel. Sem muitos spoilers, mas, durante uma entrevista à BBC Radio One, Wyatt Russell, o Agente Americano, soltou um “‎Você só tem que esperar até o final da série, e então todo mundo vai ficar, ‘Oh, uau‎.’’. Será que algum Vingador vai aparecer nas telinhas?

#DiaDaMulherSambista

Imagem ilustrativa da imagem Vacinação no futebol, hidrogênio verde e expectativas para o Oscar
| Foto: iStock

Mais um 13 de abril em homenagem a Dona Ivone Lara, cantora e compositora brasileira. No mesmo dia de seu nascimento, o Dia Da Mulher Sambista celebra todas as mulheres do universo do samba. Conhecida como ‘Rainha do Samba’, Dona Ivone Lara foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo e a fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba, a Império Serrano. Antes de ingressar na carreira artística, desempenhou um papel importante em suas duas áreas de formação, enfermagem e assistência social. Foi atuando como enfermeira, ao lado da médica Nise da Silveira, que ela contribuiu para a reforma psiquiátrica no Brasil, garantindo a cidadania e os direitos individuais dos pacientes.

#Olivia Rodrigo

Com apenas 18 anos, Olivia se tornou a 1ª artista a estrear seus dois primeiros singles no hot 100 da Bilboard. Honestamente, Taylor Swift ensinou bem, a jovem é fã de carteirinha da loira e já deu pra perceber em suas músicas, tanto que muitos comparam as duas. Mas, Olivia deixa claro, só existe uma versão de Taylor, e ela é o suficiente, a jovem quer criar sua própria imagem e seu próprio estilo de música, sem precisar ser constantemente vista como algum tipo de sucessora. Seu primeiro álbum, Sour, estreia no dia 21 e muitos estão ansiosos por ele. Parece que outra pessoa lançou um álbum esse mês também... que estranho, parece que eu tive um Deja vu.

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE LER

#O fim da Lava-Jato e a festa dos deputados federais

Lara Bridi e Bruno Codogno (estagiários)

Seus dados estão a salvo de ataques cibernéticos?

Marcos Martins (especial para a FOLHA)