Acontecimentos da semana para quem não quer perder nada do BBB21
E ainda continuar bem informado
PUBLICAÇÃO
sábado, 13 de fevereiro de 2021
E ainda continuar bem informado
Lara Bridi e Bruno Codogno (estagiários)*
Enquanto muitos lamentavam a saída de Lucas Penteado...
#Outros lamentavam o fechamento da grife da Rihanna
Fundada pelo conglomerado francês LVMH e pela cantora Rihanna, a marca de roupas de luxo Fenty terá suas atividades encerradas ao menos pelas próximas semanas. O anúncio foi feito em comunicado, o qual não esclarece se há perspectiva de quando será o eventual retorno da grife. O grupo afirma que a decisão foi tomada mutuamente para que se dediquem melhor às marcas de cosméticos e lingerie da cantora, pelas quais também são responsáveis e tiveram maior sucesso. A Fenty durou cerca de dois anos e tornou Rihanna a primeira mulher negra a comandar uma marca de alta-costura. A LVMH é o holding proprietário de marcas mundialmente conhecidas, tais como Dior, Louis Vuitton e Givenchy.
Gente pelo amor de Deus ela encerrou só a Fenty haute couture, a fenty beauty, skin e savage vão continuar kkk me tirou a marca deixando apenas a marca https://t.co/qQNI94cqXO
— Mundinho Sarah Andrade Br (@pijamakills_) February 10, 2021
Enquanto a Lumena chamava a Carla Diaz de cobrinha...
#Uma cobra Jiboia invadiu a biblioteca da UFRR
Funcionários de limpeza da Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista, levou um susto ao encontrar uma Jiboia de mais de 1 metro de comprimento na biblioteca central. O animal estava sobre os livros em uma estante e foi avistado na manhã da segunda-feira. Acredita-se que o réptil tenha entrado pela janela, que estava aberta em como uma medida de prevenção ao novo coronavírus. A instituição acionou uma equipe da prefeitura para a retirada da cobra, a qual foi devolvida a natureza. Ninguém foi atacado, mas a reitoria determinou o fechamento das janelas a fim de evitar novos incidentes. Por conta da pandemia, o prédio não está disponível aos alunos, apenas professores sob agendamento.
Oi. Seguimos em distanciamento para evitar riscos à saúde de alunos e técnicos (Esse atendimento à cobra foi uma exceção que não vamos querer repetir). Para humanos alunos temos o acervo digital. Tem muita coisa aí: https://t.co/RMRf1mlIo5
— UFRR Oficial ❤️🚩 (@UFRROficial) February 8, 2021
Enquanto reivindicavam o cancelamento da prova bate-volta...
#Internautas cancelavam a si mesmos
Em tom de bom-humor, usuários do tweeter subiram a hashtag #FuiCanceladoPor e partilharam os diversos motivos pelos quais já foram julgados ou criticados. A tag foi uma sátira a "cultura do cancelamento", fenômeno observado nas redes sociais em que figuras públicas são exageradamente desaprovados pela comunidade virtual segundo suas falas e atitudes. A brincadeira rendeu risadas sobre as razões mais banais de um cancelamento, como decepções amorosas, gostos culinários e até mesmo se enxergavam um vestido azul ou branco.
#FuiCanceladoPor Colocar ketchup na pizza 🍕. Ps: é muito mais gostoso, senhores
— Neto Toneze (@Netonezee) February 10, 2021
Uma briga típica de um BBB...
#Com nervos à flor da pele
O ator Bruno Gagliasso e o senador Fernando Collor (Pros-AL) trocaram farpas nas redes sociais. Após uma publicação crítica do ator em relação à nova proximidade entre Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente, que sofreu impeachment em 1992, Collor deu a resposta. Ativo nas redes sociais, o senador costuma responder críticas com ironia, assim como o fez com Gagliasso. O público apoiou Gagliasso na discussão e não deixou de discutir o confisco de cadernetas de poupança promovido por Collor em seu governo como presidente. Foi uma treta de Twitter que poderia estar dentro da famosa Casa.
Bruno Gagliasso chamando o Collor de funcionário e colocando ele no devido lugar... Queima quengaral! https://t.co/dCWU6RO3YV
— Lorena Vilaça (@lorevilaca) February 10, 2021
Quase um paredão...
#Por autonomia?
Uma das principais discussões da semana foi acerca da proposta de promoção da autonomia do Banco Central, aprovada na última quarta-feira (10) pela Câmara. A medida prevê uma nova configuração de mandato do presidente do BC, de quatro anos, de forma a não coincidir com o de presidente da República. O texto é de alinhamento com a equipe econômica do governo, no entanto, integrantes de partidos da oposição também votaram pela aprovação da mudança. Dentre eles, Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES) foram cobrados pelos apoiadores dos partidos a que pertencem. Bota intriga nisso!
Aecio Neves e Alexandre Frota votaram contra a independência do Banco Central. Tabata Amaral votou a favor.
— P_Santos (@Politica_Santos) February 10, 2021
Enquanto Boninho respondia perguntas sobre prova do Líder...
#A polêmica no Enem continuou
Após as mudanças no gabarito de questões do Enem 2020, por acusações de racismo, a questão a respeito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) voltou a circular nas redes sociais. Duas respostas tidas oficialmente como corretas negavam o racismo de duas situações apresentadas nas questões da prova. O Inep foi alertado previamente, mas apenas providenciou a mudança após as críticas nas redes sociais por parte da população. O debate acerca do posicionamento do Inep e de ideologia se repetiu ao longo da semana, com diversas críticas ao Governo Federal e ao Ministério da Educação.
2 questões sobre racismo tiveram respostas absurdas (negando o racismo das situações) no 1° gabarito oficial do enem. foi depois alterado para respostas mais coerentes; disseram que houve um erro. porém agora sabe-se que estavam certas (como o 2° gabarito) e foram manipuladas.
— vitória (@moonmors) February 8, 2021
Você se arrepende do voto no último Paredão?
#Internautas aumentam a lista de “arrependidos”
Sara Giromini, apoiadora de Jair Bolsonaro (sem partido) e porta-voz do grupo bolsonarista “300 do Brasil”, afirmou que nunca mais será vista gritando “mito” pelas ruas e que “sentiria vergonha” de fazer isso novamente. “Eu me sacrifiquei para defendê-lo e faria tudo de novo, apenas de uma maneira diferente", concluiu. No entanto, os internautas já a classificam como a mais nova “arrependida” do governo. Na lista de pessoas que deixaram de apoiar Jair Bolsonaro, estão eleitores, organizações e famosos. No caso de Sara, que já se afirmou ativista em diversas posições contraditórias entre si, os internautas se questionam se esse é mais um dos posicionamentos que ela deixará de tomar.
Esses não precisam de vídeo de apresentação...
#Elenco escolhido
A série live-action do aclamado game “The Last of Us”, da Naughty Dog, finalmente contou com a divulgação dos escolhidos para os papeis de Ellie e Joel, protagonistas da franquia. Em produção pela HBO, “The Last of Us” contará com Pedro Pascal, de “The Mandalorian” como Joel e Bella Ramsey, de “Game of Thrones” como Ellie. Ambos trabalharam juntos em “Game of Thrones” e foram celebrados pelo público nas redes sociais. A primeira temporada será uma adaptação do primeiro jogo e contará como os dois se reuniram no mundo pós-apocalíptico provocado pelo fungo cordyceps. Os nomes por trás da direção e enredo são Neil Druckmann, criador do jogo original, Craig Mazin, de “Chernobyl”, e Carolyn Strauss, de “Chernobyl” e “Game of Thrones”.
bom dia apenas para o elenco de the last of us amém pedro pascal de joel e bella ramsey de ellie pic.twitter.com/fLhBJb722d
— heroina do lixo (@heroinadolixo) February 11, 2021
Não é apenas na Casa do BBB que passam vergonha...
#mas também tem lambança do time da casa
O empate entre São Paulo e Ceará por 1x1, no Morumbi, em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, levou às redes sociais um tumulto pela falha do goleiro tricolor Tiago Volpi, que tentou driblar o atacante do Ceará, perdeu a bola e levou o gol. O São Paulo, em sua primeira partida após a saída do técnico Fernando Diniz, só não teve a noite tão negativa por conta do gol de Luciano, nos minutos finais da partida. A torcida não perdoou a falha de Volpi, classificada por torcedores como “inadmissível” na atual fase do São Paulo. Pelo descontentamento, a torcida gostaria de vê-lo num paredão formado dentre os titulares.
São Paulo troca passes com o Volpi dentro da área
— Diggo (@diggocoelho) February 11, 2021
eu: pic.twitter.com/SvBdKJSR5Y
Nem todo mundo lida bem com os holofotes e câmeras...
#Filtro de gato
Durante uma audiência virtual da Corte do 394º distrito do Texas, nos Estados Unidos da América, um advogado ativou, sem querer, um filtro que substituiu a sua imagem pela figura de um gatinho. Após o juiz Roy Ferguson perceber algo de estranho na reunião, ele interrompeu o prosseguimento e tratou de comunicar o advogado. Constrangido, o profissional ainda disse “eu estou aqui, eu não sou um gato”. A gafe durou quase um minuto, mas os participantes da audiência levaram a situação na esportiva. O próprio juiz fez a postagem do vídeo nas redes sociais e deu destaque ao profissionalismo do advogado por persistir no uso da tecnologia para a conclusão de uma reunião de tamanha importância.
Boomers, como não amar? pic.twitter.com/lJ97bYHF0D
— RAFAEL GL4U (@RGL4U) February 10, 2021
Enquanto você acompanhava as provas...
#Um hacker tentou algo perigoso
Na cidade de Tampa, Flórida, nos Estados Unidos, um hacker conseguiu invadir o sistema de computadores da usina de tratamento Oldsmar e tentou contaminar a água com uma alta concentração de hidróxido de sódio. O aditivo químico é utilizado para controlar o ambiente alcalino ou a acidez da água, mas em grandes concentrações pode se tornar corrosivo. Um segurança percebeu a invasão quando o cursor do mouse passou a se movimentar “sozinho” até os controles de liberação do aditivo.
Jornal Nacional falando do hacker que queria envenenar a população através da estação de tratamento de água. Mal eles sabem que no Rio de Janeiro estamos sendo envenenados pela CEDAE com geosmina, esgoto e só Deus sabe lá o que desde 2020.
— Fábio Reis (@_FabioReis) February 10, 2021
Outra evidência que não seja a Casa...
#Os shows do Super Bowl
The Weeknd e Miley Cyrus foram considerados como grandes acertos para os tradicionais espetáculos do Super Bowl para o último jogo da NFL, a liga de futebol americano. Além das bases de fãs já estabelecidas, os shows desses artistas foram muito bem recebidos pelos espectadores de todo o mundo. Além dos elevados elogios às performances de The Weeknd e Miley Cyrus, suas músicas tiveram um "boom" nas plataformas de reprodução e vendas de discos. A procura por The Weeknd cresceu em 84% no Brasil. Nos Estados Unidos e Canadá, a busca pelo rapper canadense foi ainda maior. Ao que tudo aponta, foi mesmo um grande acerto do evento, que acontece há 55 anos, contar com esses nomes.
Miley Cyrus e The Weeknd estão em tendência nos EUA após performances incríveis para o Super Bowl. pic.twitter.com/m1TQ12vkBT
— Tudo Miley (@TudoMiley) February 8, 2021
*Supervisão: Patricia Maria Alves