#Hoje é festa lá no meu apê

A festa com cerca de 300 pessoas promovida pelo novo presidente da Câmara Federal Arthur Lira (PP-AL), na segunda-feira (1), foi um dos assuntos mais polêmicos da semana. Lira e os demais convidados, dentre eles a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) e o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), não usaram máscaras e não cumpriram com o isolamento social. Os vídeos, gravados em um bairro nobre de Brasília, mostraram abraços, apertos de mão e até uma banda para animar a festa. No mesmo dia 1°, o Brasil registrou 225.099 mortes em decorrência da Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem #O fim da Lava-Jato e a festa dos deputados federais
| Foto: AFP / Sergio Lima

#Fim da Lava Jato?

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou o fim da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná. Cinco dos procuradores da força foram incorporados ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e darão continuidade às atividades da operação. Enquanto isso, os outros 10 trabalharão sem dedicação exclusiva ao caso, podendo exercer eventuais tarefas relacionadas a ele até o dia primeiro de outubro desse ano, data marcada para total dissolução da força-tarefa, anunciada em 2020 pela Procuradoria-Geral da República.

Imagem ilustrativa da imagem #O fim da Lava-Jato e a festa dos deputados federais
| Foto: MPF-PR/Divulgação

#Quebrando pedras no caminho

O padre Júlio Lancelotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo e militante pela causa dos moradores de rua da capital paulista, quebrou uma série de pedras instaladas sob um viaduto pela gestão de Bruno Covas (PSDB) com uma marreta. A prefeitura instalou paralelepípedos no espaço e iniciou a retirada logo após a repercussão negativa e ser acusada de higienismo. Indignado, o padre Júlio Lancelotti ajudou os trabalhadores na remoção das pedras e se posicionou contra a postura, conforme ele, injusta e opressora da gestão Covas. Além do reconhecimento pelo convívio de assistência à população de rua de São Paulo, o padre Júlio também é ativo nas redes sociais e viu sua atitude ganhar popularidade na quarta-feira (3).

#Duas mulheres, uma polarização

A indicação da deputada Bia Kicis (PSL-DF) à presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deixou não apenas os integrantes do Congresso divididos, mas também aos internautas e influenciadores. Além dos debates polarizados sobre a eleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara, as indicações para os cargos resultaram também na busca de uma razão por trás dos arranjos políticos, principalmente por parte da oposição, também dividida. Ainda, o rumor, já desmentido pela Secretaria da Mulher, de que a deputada Flordelis (PSD-RJ) estaria cotada para assumir a liderança da própria secretaria também gerou repercussão nas redes.

Imagem ilustrativa da imagem #O fim da Lava-Jato e a festa dos deputados federais
| Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

#Marylin Manson

O cantor Marylin Manson é acusado de abuso por sua ex-noiva, a atriz Evan Rachel Wood, com a qual manteve um relacionamento entre 2006 e 2010. A atriz, hoje com 33 anos, relatou em abril de 2019 ao comitê de Segurança Pública do Senado da Califórnia episódios em que havia sido amarrada em ameaçada com armas letais, entre outras agressões físicas, sexuais e psicológicas. Na época, ela não havia revelado a identidade do autor dos crimes. Na ocasião, ela tentava aprovar o "Phoenix Act", projeto de lei que estende o prazo para que vítimas de abuso possam realizar suas denúncias, além de treinamento policial especializado para lidar com casos de violência doméstica. A proposta foi aprovada no ano seguinte. Esta semana, pelas redes sociais, Wood publicou um texto em que revelou: "o nome do meu abusador é Brian Warner, também conhecido mundialmente como Marylin Manson". O cantor se defendeu alegando que as acusações da atriz eram "distorções da realidade". Manson já havia sido acusado de assédio e racismo pela atriz Charlyne Yi em 2018. Após o relato de Wood, o músico foi demitido de sua gravadora.

Imagem ilustrativa da imagem #O fim da Lava-Jato e a festa dos deputados federais
| Foto: Suzanne Cordeiro/ AFP

#Já que é pra tombar, tombou

A rapper e apresentadora curitibana Karol Conká teve sua apresentação no festival online Rec-Beat suspensa e o programa "Prazer, feminino", apresentado por ela ao lado de Marcela Mc Gowan não será mais emitido no canal GNT. Ambos os produtos já estavam gravados, mas as produções decidiram por não os exibir após atitudes demonstradas por Conká, que está confinada nesta edição do Big Brother Brasil. A rapper foi criticada durante a semana por seu tratamento aos participantes Lucas Penteado e Juliette Freire, aos quais tem excluído e insultado repetidamente. Em uma ocasião, Conká foi acusada de preconceito com o nordeste ao comparar seu comportamento ao mais expansivo de Juliette, que é paraibana, comentando que por ser de Curitiba ela teria "educação para falar com as pessoas. Eu brinco, mas repare que eu não invado, não desrespeito". Em comunicado, a produção do festival afirmou:

"Em mais de 25 anos de existência, o festival consolidou princípios inalienáveis que passam pelo respeito à diversidade, raça, cor, etnia, origem e condição, pela equidade de gêneros, pela inclusão, pelo exercício da democracia e total liberdade de expressão que respeite tais princípios."

Imagem ilustrativa da imagem #O fim da Lava-Jato e a festa dos deputados federais
| Foto: João Cotta/Globo

Artistas nordestinos saíram em defesa de Juliette nas redes sociais:

Leia:

BBB 2021: Lumena e Karol Conká despencam em número de seguidores
Espiadinha certa: duas décadas depois da estreia, BBB segue fenômeno de audiência e repercussão no Brasil

#O avô que uma galera queria

Zeca Pagodinho foi abraçado pelos otakus após aparecer vestindo o icônico traje da Akatsuki, do anime Naruto, com o neto. No tópico, bastante comentado na quarta-feira (3), diversos internautas e fãs de Naruto postaram um pedido em comum: “por favor, seja meu avô”. Além dele, os fãs de Naruto também ficaram animados com a nova cor de cabelo de Ana Maria Braga, que lembra muito a da personagem Sakura Haruno, uma das personagens mais queridas pelos fãs dos mangás e animes.

#Indicados ao Globo de Ouro

As nomeações ao Globo de Ouro foram anunciadas. O evento premia séries, filmes e outras produções televisivas e é conhecido por apontar quais serão os possíveis nomeados ao Oscar. A série The Crown e o filme Mank dominaram essa edição, ambos com seis indicações cada. A empresa de streaming Netflix se destacou por emplacar 22 nomeações de filmes e 20 de TV. Nenhuma produção brasileira foi indicada a Melhor Produção em Língua Estrangeira.

*Supervisão: Patricia Maria Alves

Veja também:

Carlos Bolsonaro confunde imunização do BBB com vacina, critica a Globo e depois apaga tuíte