| |

Folha da Sexta 5m de leitura

A cara do verão!

ATUALIZAÇÃO
13 de setembro de 2012

Elaine Souza <br> Reportagem Local
AUTOR

Na passarela, elas apareceram pela primeira vez em 1960, no desfile da Yves Saint Laurent. Um pouco antes, no final dos anos 1950, as alpargatas já faziam sucesso nos pés da bela atriz Grace Kelly. Na década de 80, ganhavam as ruas e também dividiam opiniões entre os que amavam e odiavam o sapatinho de pano.
Como tudo no mundo fashion se atualiza, esses confortáveis sapatos parecem ter feito as pazes com a moda e chegam como hit desta primavera/verão. Seu regresso está presente nas coleções de grifes internacionais como Chanel, Valentino, Burberry, Hermès, Christian Louboutin e Yves Saint Laurent. No Brasil, Schutz, Havaianas, Dumont e Moleca também apostaram no modelo.
Floridas, em xadrez, listras, jeans, com spike, brancas, pretas, em neon ou candy colors, as alpargatas caem superbem com jeans, vestidos, saias e shorts. O rústico modelo, que deixa o pé à mostra, é versátil e não tem restrição de idade ou tipo de silhueta e, por remeter a um clima mais praiano, fica muito fashion usado em dias de sol.
Por aliarem leveza, simplicidade no design, conforto e estilo, são tidas como o sapato do verão, usadas por homens e mulheres, deixando a maneira de se combinar à criatividade de cada pessoa.
Este calçado, com solado rasteiro, surgiu no século 14, na região mediterrânea da Catalunha, e seu nome original é espadrilho, que se origina de esparto, o nome catalão para o tipo de vegetal usado para fazer cordas e na confecção do solado. Em 1980, a Alpargatas, uma grande empresa brasileira, fabricava esses modelos. O nome pegou e ficou!

Da marca Paez
Para elas... e para eles
Colorida
Na maioria das vezes, os modelos são feitos tanto para uso masculino quanto feminino
A famosa alpargata da Chanel
Bordada, da marca Anlè
Modelo masculino, raso, e cor básica
Da esquerda para a direita: Havaianas, Missoni, Dumond, Moleca, Miezko e Lacoste

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS