O escritório curitibano EB Arquitetura, dos arquitetos Guto Biazzetto e Carolina Espezim Biazzetto, foi convocado para decorar um apartamento em Campinas (SP). Até aí, nenhuma novidade. O diferencial é que o imóvel, de 39 metros quadrados, não vai ser ocupado pelo proprietário e sim por inquilinos. Adquirido como forma de investimento, o apartamento foi pensado para agradar o perfil de pessoas que circulam na região, o bairro Cambuí: profissionais que procuram imóveis prontos, decorados, apenas para passar a semana ou o período de trabalho.

"Como o apartamento é pequeno, a inspiração foi a praticidade, sabendo aproveitar todos os cantos do imóvel, já tão restrito em área. Buscamos tratar uma mesma linguagem para todos os cômodos, uma vez que eles dividem o mesmo ambiente, com total integração", explica a arquiteta Álida Weidman, do EB Arquitetura. O studio contempla cozinha, estar, jantar, quarto e banheiro, destacando a integração dos ambientes.

Uma das apostas dos profissionais para otimizar os espaços foi produzir toda a marcenaria sob medida, planejando todos os móveis. "Um dos destaques do mobiliário é a peça que desenvolvemos para integrar a sala e o dormitório. O móvel agrega movimento ao espaço, por meio das prateleiras vazadas e da base giratória da televisão", revela Álida.

Para agradar possíveis moradores de perfis diversos, o projeto se baseou em um estilo contemporâneo e jovem, mas com força neutra. Outra preocupação dos profissionais foi escolher móveis e objetos de fácil manutenção e limpeza para conquistar os inquilinos.