Imagem ilustrativa da imagem Cultivo terapêutico
Sonia Mantoani encontrou no cultivo da orquídea uma atividade para aliviar o estresse: "É muito prazerosa essa troca porque você percebe que os seus cuidados estão dando resultados"



A experiência com o cultivo de orquídeas é única e os benefícios dessa atividade vão além da contemplação de suas flores. Muitas pessoas utilizam a prática como recurso terapêutico para aliviar o estresse, trabalhar a ansiedade ou ajudar no tratamento da depressão.

Sônia Mantoani, servidora pública municipal, encontrou no cultivo uma atividade para aliviar o estresse diário. Ela conta que herdou da mãe o gosto pelas plantas e que a relação com a orquídea é uma das mais interessantes. "Eu comecei como uma terapia mesmo para aliviar o estresse do dia a dia. Nos fins de semana eu me dedico aos cuidados que elas precisam. É o meu momento com elas", revela.

Para ela é uma satisfação essa interação. "É muito gostoso ver surgir um botão floral e uma nova raiz. É muito prazerosa essa troca porque você percebe que os seus cuidados estão dando resultados", recomenda.

Segundo Sônia, qualquer espaço com luminosidade pode ser aproveitado, na área de serviço ou em uma varanda, por exemplo. "Uma vez por ano, às vezes até mais, ela nos presenteia com a sua maravilhosa florada, é muito gratificante", exalta Sônia.

A servidora também recomenda buscar orientações sobre o cultivo e cuidados para que a planta esteja sempre saudável. "Sempre busquei informações com expositores, nas feiras e na internet. Essa última oferece muita informação de orquidófilos, especialistas e existem grupos nacionais onde podemos trocar ideias e tirar dúvidas", indica Sônia. (S.C.)