Imagem ilustrativa da imagem ‘É preciso respeitá-la’
| Foto: Foto: Divulgação
Um das plantas do orquidófilo Joaquim Moraes Neto: "relacionamento sério"



O orquidófilo Joaquim Moraes Neto conta que a relação com as orquídeas começou porque ele as achava bonitas e exóticas. A primeira, comprada no mercado mesmo, deu início a uma grande paixão e já se passaram cerca de cinco anos que ele está em um "relacionamento sério" com o cultivo e os cuidados com suas orquídeas.

O apartamento tornou-se um espaço pequeno para tanta planta. A solução foi utilizar, além da sacada, a antiga dependência de empregada que foi transformada em orquidário. "Eu tomei o cuidado de colocar telas de proteção na sacada que pega muito sol para aproveitar o espaço", explica.

O orquidófilo também avalia o sucesso da sua experiência de não tê-las em vaso. "Eu optei por colocá-las em cachepôs, tipo cestinhos, com casca de peroba e deu muito certo", completa.

Para Joaquim, os pontos principais nos cuidados com as orquídeas em apartamento são atentar para a luminosidade e a umidade. "Essa planta precisa de bastante luz, o sol da manhã é ótimo, mas tem que cuidar com o vento. A orquídea gosta de umidade, e se o apartamento for muito alto e o local com muito vento seco não será bom para ela", explica.

"Com os cuidados necessários qualquer um pode cultivar", recomenda Joaquim, complementando que a busca por informações ajuda no processo de aprendizagem necessário para o cultivo dessa planta especial. "É preciso respeitar, ela exige de mim essa relação de respeito, da orquídea enquanto orquídea. E ensina a gente até (e porque não?), a respeitar mais as pessoas", pondera.

Para ele, não existe sensação mais gostosa do que ver as orquídeas começarem a enraizar e a desenvolver o pêndulo que mais tarde virará a flor. "É uma paixão que eu tenho muito grande", admite Joaquim. (S.C.)