| |

Folha Cidadania 5m de leitura

Com programação permanente, Planetário ensina e diverte visitantes

Observar o céu está entre as atrações do Planetário de Londrina que fez um roteiro de filmes para o Ensino Fundamental nas férias escolares

ATUALIZAÇÃO
25 de julho de 2022

Walkiria Vieira - Grupo Folha
AUTOR

O planetário é um roteiro que integra a formação de estudantes de Londrina, região e também é aberto ao público em geral. Os filmes e documentários exibidos exploram temas que fascinam pessoas de todas as idades como os planetas do Sistema Solar, movimentos da Terra (rotação e translação), as estações do ano, constelações, evolução estelar, buracos negros e o Big Bang, por exemplo.

Planetário de Londrina tem sessões de cinema nas férias

De olho na oportunidade de fazer um programa diferenciado, muitas famílias estiveram no planetário recentemente e prestigiaram a programação exclusivamente pensada para as férias escolares. Deu certo e assim, como a ideia conquistou quem vive em Londrina, atraiu também turistas que estavam de passagem pela cidade e se surpreenderam com a qualidade da atração como é o caso do estudante e morador do Rio de Janeiro, Miguel Freitas, cinco anos, que estava na companhia do primo de Londrina, Isaac, quatro anos.

Isaac, quatro anos, foi ao Planetário com o primo Miguel Freitas, cinco anos, que veio do Rio de Janeiro

Na ocasião aprenderam mais sobre Galáxias, Lua, Sol, planetas do Sistema Solar, gravidade e preservação da natureza diante da história de Tainá-Kan, que significa Estrela da Manhã - e conta sobre um indiozinho que parte em uma aventura pelo espaço juntamente com a deusa Jaci (Lua), em busca de explicações sobre o dia e a noite. Muito curioso, Tainá-Kan  descobre muitos outros mistérios sobre o Universo, seu planeta e alguns corpos que compõem o Sistema Solar. Diante de tanta informação, toma ciência que o Universo é muito maior que a sua tribo e a floresta onde vive, e que o homem deve cuidar do planeta Terra, preservando o meio ambiente.

UM CÉU COBERTO DE ESTRELAS

Pouco antes da exibição da sessão, a planetarista Alessandra Ribeiro expõe que a reação do público é sempre um incentivo para o seu trabalho. Ribeiro dá as instruções para que a plateia tenha uma experiência especial e conta que a alegria das crianças é contagiante. "Fiquem bem confortáveis, recostem a cabeça e preparem-se, pois aqui, tudo acontece lá no céu", avisa. Formada em Física e Mestre em Ensino de Física, habitualmente ela vê o entusiasmo dos visitantes que anunciam que desejam ser astronautas. "Para as escolas, incluímos além do filme uma aula de astronomia após a sessão. Falamos sobre o céu da noite, os astros que podem ser observados as constelações mais fáceis de serem visualizadas", comenta.

Os 40 minutos de sessão foram um verdadeiro convite também para a família da dentista Fernanda Salomão Tesser, que estava na companhia do marido, Fábio Tesser, do filho Fabio Augusto Tesser, 11 anos e do sobrinho Natan Tesser. Entre estreantes e veteranos, a família estava muito disposta e considera que todos devam conhecer o espaço que é bastante acessível através das informações. O telescópio instalado na parte externa da unidade e outros equipamentos instalados no interior do prédio servem de guia aos  visitantes.

Fernanda e Fábio Augusto Tesser com o filho Fábio e o sobrinho Natan: visita ao Planetário para saber mais sobre o Universo

Na companhia da filha Laura Dalexandre Dias, de oito anos, o motorista de aplicativo Renato Draguini Dias não escondia sua admiração pelo Sistema Solar e todos os equipamentos eram motivo de parada, observação e registro fotográfico. "Além de muito interessante, acrescenta muito para o aprendizado da Laura", comenta Dias. "O movimento da terra em torno do sol, as estações, as fases da lua, o nascer e o pôr-do-sol são admiráveis", acrescenta.

Aluna da Escola Municipal Miguel Bespalhok, localizada na região leste de Londrina, Laura acompanha atentamente as explicações do pai, interage e demonstra ter interesse pela temática em torno dos cometas, das constelações e missões espaciais.  A estudante admite estar encantada em sua primeira vez no Planetário de Londrina e já planeja voltar para ver outros filmes que fazem parte da programação. "Eu sonho em ver uma estrela cadente e já sei até o pedido que eu for fazer nessa hora", conta.

De férias, a professora Marly Trevizam incluiu no roteiro da neta, Maria Clara, quatro anos, também de recesso, a visita ao Planetário. É uma opção muito interessante, pois além da sairmos da rotina, valorizamos uma atividade da cidade de Londrina. Trevizam  revela que seus alunos de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental alegram-se muito quando fazem a visita. "É um entusiasmo lindo de se ver", ratifica.

SOBRE O PLANETÁRIO

Filmes infantis como "O Aniversário do Pingo",  "O Céu de Londrina, "A Quinca, o Pititi e o Albireu" e documentários como "Segredos da Viagem no Tempo (Como funciona o Universo) estão no catálogo do planetário de Londrina, que  é um projeto de Extensão da Universidade Estadual de Londrina e integra o Museu de Ciência e Tecnologia da UEL. Este por sua vez constituído por três grandes setores: o Centro de Ciências, o Observatório e o Planetário, cuja implantação foi realizada mediante convênio firmado entre Vitae, Universidade Estadual de Londrina e Itedes, em 15 de dezembro de 2003, sob coordenação do Prof. Dr. Sérgio Mello de Arruda.

Seu prédio foi construído no centro da cidade de Londrina, pela Prefeitura Municipal de Londrina, em 1992, passando por uma reforma em 2005. Trata-se de uma construção de alvenaria, com 232 metros quadrados e diâmetro de 6 m; teto abobadado, com 6,10 m de altura. A sala de projeção tem 8 metros de diâmetro e capacidade para 40 expectadores por sessão.

O projetor de estrelas do Planetário de Londrina, é um modelo BS 3200a, fabricado pela Gambato – Costruzione per Astronomia. É um projetor ôptico-mecânico que simula o céu visível de qualquer ponto sobre a superfície da Terra e em qualquer data, com precisão. É um espaço de experiências que reúnem não apenas o conhecimento já adquirido, mas que despertam para o novo e nos colocam frente a frente com o Universo.

Serviço:

Planetário

Rua Benjamin Constant, 800

Mais informações: (43) 3326- 0567

A próxima sessão aberta ao público está marcada para o dia 27 de agosto, em três horários. Os filmes exibidos serão “Tainá-Kan” e “Voyager – Mensageiro Para as Estrelas”.

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.