Escola Municipal Odilon Gonçalves Nocetti:   aulas têm como temas Regras de Convivência, Cidadania, Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas, Bullying e Cyberbullying, Prevenção à Violência Intrafamiliar, Prevenção no Trânsito, Uso Excessivo de Telas e Disciplina
Escola Municipal Odilon Gonçalves Nocetti: aulas têm como temas Regras de Convivência, Cidadania, Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas, Bullying e Cyberbullying, Prevenção à Violência Intrafamiliar, Prevenção no Trânsito, Uso Excessivo de Telas e Disciplina | Foto: Bruno Amaral/ Defesa Social

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, contemplados com o projeto Guarda Municipal Mirim (GMM), demonstram um ânimo extra para o ano letivo de 2024.

A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), retomou o projeto social e educativo e as equipes designadas para esse trabalho irão atender quatro escolas municipais.

Para esta edição, foram escolhidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) as seguintes escolas: Machado de Assis, no Jardim Nova Esperança; João XXIII, no Jardim Industrial; Sonia Parreira Debei, no Residencial do Café e Professora Maria Irene Vicentini Theodoro, no Jardim Califórnia.

LEIA TAMBÉM:

De que tratam a nova literatura infantil e infantojuvenil?

Uma vez por semana, durante uma hora, os alunos já contam com aulas do projeto com temas como Regras de Convivência, Cidadania, Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas, Bullying e Cyberbullying, Prevenção à Violência Intrafamiliar, Prevenção no Trânsito, Uso Excessivo de Telas e Disciplina.

O método utilizado é a ordem unida e durante o período em que o Guarda Municipal designado dá a aula, o professor regente acompanha os alunos. Bastante entusiasmados, os alunos demonstram interesse, curiosidade, trazem questionamentos e se sentem privilegiados por integrarem a formação do curso.

CONFIANÇA RENOVADA NA COMUNIDADE

O projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) começou a ser realizado pela Guarda Escolar no ano de 2014 e, até o momento, já atendeu 1.752 crianças de 24 escolas municipais de Londrina.

Entre as iniciativas da atividade, está a de criar um vínculo de confiança com os alunos, professores e funcionários da escola, assim como trazer para o debate um diálogo acerca de assuntos do cotidiano, bem como confirmar valores ensinados no ambiente escolar.

Ao todo, cerca de 215 alunos dos quartos anos – de sete diferentes turmas – das quatro unidades de ensino devem passar pela instrução. Conforme planejamento da Guarda Escolar, deverão ocorrer 16 encontros até a data da formatura que está prevista para meados do mês de junho.

PENSANDO NO DIA DA FORMATURA

Na Escola Municipal Sonia Parreira Debei, localizada no Jardim Industrial, região Sul de Londrina, a expectativa é grande entre os alunos do 4º. De acordo com a diretora da unidade, a servidora municipal Daniela Neves da Silva, trata-se de uma abordagem de grande valor.

A diretora compreende que o projeto elenca inúmeros pontos relevantes e o fato de serem tratados específicos, nem sempre passíveis na rotina escolar - o torna ainda mais importante. "Acolhemos com bastante alegria", afirma.

Com 350 alunos em atividade em dois períodos, 50 receberão o conteúdo. "Na prática, o encontro será todas as terças-feiras e considero que o cronograma ficou bem planejado para a assimilação", reflete a diretora.

Além da rotina de aprendizado, ela conta que a animação também é por conta da formatura. "Pois na cerimônia irão utilizar a camiseta da Guarda Municipal Mirim e o sentimento é de contentamento. A escola recebe alunos do Jardim Continental, Residencial do Café, Tocantins e Jardim Parati.

Familiarizados com a presença da GM, a diretora relata que para os alunos a sensação perante os guardas e toda a corporação é de estarem seguros e protegidos. "Essa confiança na guarda representa que se sentem cuidados e tudo isso se reflete na relação com o bem estar que a escola também representa a todos", comenta.

Escola Municipal Odilon Gonçalves Nocetti:   aulas têm como temas Regras de Convivência, Cidadania, Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas, Bullying e Cyberbullying, Prevenção à Violência Intrafamiliar, Prevenção no Trânsito, Uso Excessivo de Telas e Disciplina
Escola Municipal Odilon Gonçalves Nocetti: aulas têm como temas Regras de Convivência, Cidadania, Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas, Bullying e Cyberbullying, Prevenção à Violência Intrafamiliar, Prevenção no Trânsito, Uso Excessivo de Telas e Disciplina | Foto: Bruno Amaral/ Defesa Social

AÇÃO E FORMAÇÃO

Na Escola Municipal João XXIII, localizada no jardim Industrial, região Oeste de Londrina, a novidade também é mais que bem-vinda. De acordo com a diretora da unidade, Juliana Paula Silva Kebedys, daqui até o fim do semestre, planejam a formatura, momento em que passam oficialmente a ser guardas municipais mirins.

A diretora também acredita no projeto que vem sendo executado há dez anos. "Porque os aprendizados vem ao encontro do conteúdo do que é trabalhado na escola e conceitos como respeito, responsabilidade e valores fundamentais para a convivência harmônica em sociedade", pensa. "Temas ligados à ética, moral, civismo, cidadania e diversidade compõem a pauta de forma a contribuir com a formação dos alunos", avalia.

Com 360 alunos do P4 ao 5º ano do Ensino Fundamental, a unidade recebe famílias do Jardim Bandeirantes, Jardim Pinheiros, Tóquio e Parque Universidade. "A exemplo do trabalho do PROERD - Programa da Polícia Militar nas escolas contra as drogas, só há pontos positivos no projeto em andamento".

A diretora conta também que a expectativa para receber o projeto era grande. "Estávamos à espera desde 2020, mas então com a pandemia tivemos que aguardar. Mas agora será ainda melhor porque no ano passado finalmente conseguimos que nossa recebesse uma reforma e entre as benfeitorias, a quadra foi coberta. Dessa forma, poderemos ter a atividade com mais conforto e segurança para todos", comemora a diretora.

O diretor da Escola Municipal Machado de Assis, Geraldo Aparecido Bento, admite que são grandes as expectativas “Não poderíamos deixar de dizer que nossa expectativa quanto ao projeto que a GM de Londrina está desenvolvendo na escola é enorme. Isso se dá por diversos fatores: credibilidade da instituição, temáticas absolutamente importantes e necessárias no contexto atual em que nossa sociedade vive e principalmente, por estar educando crianças que poderão, de fato, transformar suas próprias vidas e a vida dos seus familiares e amigos”, pontuou.

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

A supervisora do grupamento escolar, Kawanna Lima, ressalta que o projeto terá atualizações. “Em dezembro passamos por uma capacitação para aprimorar as estratégias pedagógicas do projeto. Vale ressaltar que os temas de todas as palestras que vamos ministrar estão completamente atualizados. Acreditamos que com o aperfeiçoamento das práticas chegaremos a um resultado ainda mais satisfatório”, frisou.

O secretário municipal de Defesa Social, Coronel Pedro Ramos observa que trata-se de um trabalho social desenvolvido pela Guarda Municipal na área de educação que é fundamental no processo de integração das forças de segurança.

"É uma importante aproximação porque cria um laço segurança com a sociedade e, no caso da criança, passa a conhecer mais e a confiar na Guarda Municipal porque entende que atua em prol da segurança, da saúde e do cotidiano das pessoas.

Entre os exemplos de atuação, o secretário destaca: "como se comportar no trânsito, como desviar do assédio do traficante, do tráfico de drogas e outros perigos".