Os projetos nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e nos Centros Municipais de Educação Infantil em Londrina investem na qualidade.

Mais do que brincadeira e passatempo, as atividades dirigidas e supervisionadas dispõem de planejamento, fundamentação e possuem objetivos. Assim, desde a Educação Infantil, os estudantes, ainda que tão pequenos, ocupam o tempo na escola com ações didáticas e também lúdicas, em consonância com as diretrizes legais.

No CMEI Abdias do Nascimento, localizado no Conjunto Pindomara, todo o trabalho conta com a dedicação da diretora Simone Cristina de Farias Cavalin e da Coordenadora Laura Maria Giório Saviani.

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Recente atividade realizada na unidade abordou a Educação no Trânsito e, de acordo com Saviani, duas turmas do C3 participaram da atividade. "Foi um privilégio esse contato e houve contação de história, música e um encaminhamento prático com lições sobre a forma correta que devem ser transportadas as crianças menores - no assento de elevação ou na cadeirinha e o uso do cinto", conta.

A atividade contou com o apoio da Escola Prática Educativa de Trânsito de Londrina. As crianças de três anos entenderam que a segurança no trajeto deve estar no plano de todos os roteiros. Da casa para escola, da escola para o passeio. A pé, de carro ou no transporte público, a atenção e o cuidado com o coletivo é uma regra que deve acompanhar o bom cidadão.

De acordo com Saviani, as crianças já possuem essa vivência e uma das tarefas que receberam para a rotina é permanecerem alerta. "Como as ações foram lúdicas e dentro do conhecimento que já possuem, elas assimilam ao olhar as cores do semáforo", cita.

E acrescenta: "Reforçamos que devem sempre atravessar usando a faixa de pedestre e permitir que os responsáveis segurem em seus pulsos e também usar a calçada e respeitar o fluxo de veículos".

Para alguns pequenos, sinônimo de trânsito é a rua. Segurança é o capacete e o cuidado deve ser com a bicicleta. Mas também já entendem que o que está ao redor importa. As placas com a sinalização vertical e a sinalização horizontal não estão ali sem motivo. "Esse despertar se reflete no cuidado com o entorno, no cuidado com o outro", observa a coordenadora pedagógica.

Saviani evidencia que os estudantes nessa faixa etária já são verdadeiros multiplicadores do conhecimento e interagem com os adultos, alertando-os e cobrando-os. "Já sabem quando as regras são cumpridas ou não e reagem. Entendo que esse aprendizado vai ao encontro de uma formação cidadã e contribui para o bom convívio na sociedade", completa a coordenadora do CMEI.

O CMEI Abdias do Nascimento, localizado no Conjunto Pindomara, trabalha com Educação no Trânsito com recursos como contação de histórias e música
O CMEI Abdias do Nascimento, localizado no Conjunto Pindomara, trabalha com Educação no Trânsito com recursos como contação de histórias e música | Foto: Divulgação

APRENDIZAGEM LÚDICA

No CMEI Durvalina Pereira Oliveira de Assis, a diretora Roseneia Galdino Pacheco e a coordenadora pedagógica Monica Dias Bughi são as responsáveis pela unidade. Entre as atividades que se destacam recentemente está o Projeto de Psicomotricidade: Alfabetizando o Corpo e a Mente Através dos Movimentos.

A psicomotricidade é uma abordagem interdisciplinar que se concentra no aprimoramento das habilidades emocionais, cognitivas, sensoriais, comunicativas e motoras das crianças.

A coordenadora explica que as aulas serão aplicadas por meio de jogos e brinquedos. "Sempre com brincadeiras e em consonância com o conteúdo da turma, letras, números, formas geométricas, noções de alto, baixo, perto, longe, leve e pesado", cita.

Em parceria com a Unopar e a Escola de Circo foram contemplados alunos do P4 e P5. Lado a lado com com o conhecimento das letras, há um processo de pré-alfabetização, de observar as letras, as quantidades e, por meio de movimentos corporais envolvendo a parte motora do equilíbrio, estudantes na faixa de quatro e cinco compreendem o que é lateralidade. O que é direita, o que é esquerda, embaixo.

Com propostas dinâmicas e atividades lúdicas voltadas para a faixa etária entendem o que é subir, descer a corda e interativamente e com a utilização de recursos como a música, compreendem as quantidades. As professoras neste projeto são Natalia dos Santos Caçula e Naara Isabela Marcelino Marques.

A atividade segue e é realizada uma vez por semana com 60 alunos. As atividades contribuem para ajudar a desenvolver pré-requisitos essenciais para que os alunos cheguem à fase de alfabetização com mais preparo e tranquilidade para os anos seguintes.

Projeto de Psicomotricidade: Alfabetizando o Corpo e a Mente Através dos Movimentos, no  CMEI Durvalina Pereira Oliveira de Assis, tem abordagem multidisciplinar
Projeto de Psicomotricidade: Alfabetizando o Corpo e a Mente Através dos Movimentos, no CMEI Durvalina Pereira Oliveira de Assis, tem abordagem multidisciplinar | Foto: Divulgação

EDUCAÇÃO BILÍNGUE

No Centro de Educação Infantil Irmãs de Betânia, localizado no jardim Nossa Senhora da Paz, região oeste, a novidade é que crianças de um a cinco anos (C1 ao P5), terão a oportunidade de aprender o idioma inglês em um programa de educação bilíngue regular.

Neste primeiro momento, o projeto atenderá 140 alunos e o programa bilíngue foi idealizado pela empresa Bratac Seda, vizinha e colaboradora do CEI desde sua fundação, há 38 anos.

As coordenadoras pedagógicas da unidade são Adelice Bispo de Oliveira e Lucília Pereira da Silva Rodrigues de Oliveira e o programa bilíngue foi idealizado pela empresa Bratac Seda, vizinha e colaboradora do CEI desde sua fundação, há 38 anos.

A contribuição para a formação é grande e entendimento de todos é que o ensino bilíngue pode contribuir para os processos de aprendizagem das crianças e influencia o funcionamento cerebral - na primeira infância o desenvolvimento é acelerado e a educação nesse formato pode ajudar a criar novas conexões benéficas ao aprendizado.

A diretora da unidade, Dalva Regina Taniguchi, valoriza a iniciativa e compreende que ela tem a capacidade de promover uma educação de excelência e de proporcionar inovações. Os ganhos possibilitados envolvem facilidades no desempenho escolar, criatividade, estímulo à capacidade de análise e síntese, foco e atenção maiores, preparação para o futuro e aumento do repertório cultural, entre outros.

A formação dos docentes é realizada pela professora doutora Michele Salles El Kadri e o professor doutor Atef El Kadri, ambos da UEL (Universidade Estadual de Londrina), e sócias da Be Bilingual, empresa que cuida da parte de assessoria pedagógica do projeto, em parceria com a secretaria municipal de Educação.

Segundo os professores, a educação bilíngue, no contexto do programa, tem como principal função, principalmente na escola pública, colaborar para novos modos de agir e ser no mundo. E mais: extrapola a aprendizagem instrumental de língua inglesa e se torna uma educação integral que busca favorecer acesso a diversos discursos e narrativas.

De modo imersivo, para as crianças de berçário (C1 e C2) haverá momentos de oralidade. Já para as crianças de três anos, há material didático com portfólio bilíngue, onde são registradas as experiências de aprendizagem duas vezes na semana, e o restante das atividades são orais.

A formação continuada para o trabalho bilíngue no CEI abrange professores formados em Letras Inglês e outros graduados em pedagogia. Eles farão curso de 120 horas pela UEL, gerido pelas diretrizes curriculares de educação plurilíngue, e terão acompanhamento semanal para planejamento, análise de aulas e práticas didáticas.

No Centro de Educação Infantil Irmãs de Betânia, na zona oeste, um programa de educação bilíngue, destinado a crianças de 1 a 5 anos
No Centro de Educação Infantil Irmãs de Betânia, na zona oeste, um programa de educação bilíngue, destinado a crianças de 1 a 5 anos | Foto: Divulgação