Cidade pioneira no País a receber o Projeto Letramento Digital, Londrina dá continuidade à iniciativa no ano letivo de 2024. Lançado em 2022, projeto busca promover a inclusão social por meio da educação tecnológica, preparando as futuras gerações para um mundo cada vez mais conectado.

Em processo seletivo para a formação da 5ª turma de Agentes Multiplicadores do Conhecimento nas escolas municipais de Londrina, o objetivo é capacitar e qualificar educadores e demais interessados que atuarão como voluntários.

Até o final de 2024, o projeto capacitará 4 mil alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais de Londrina, além de 240 agentes multiplicadores do conhecimento – que serão responsáveis pelas ações nas instituições de ensino.

A Facti (Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação), a Secretaria Municipal de Educação e a direção das escolas estarão envolvidas no acompanhamento das atividades, para garantir o sucesso da capacitação das crianças.

A capacitação oferecida pelo projeto é totalmente gratuita. Os agentes multiplicadores do conhecimento e os alunos do 4º e 5º anos recebem materiais didáticos que serão utilizados, além de uma placa de programação IoT (micro:bit).

O Projeto Letramento Digital faz parte das iniciativas promovidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no âmbito do Programa MCTI Futuro. Em Londrina, o projeto conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

“Estamos empenhados em criar uma comunidade de aprendizado tecnológico inclusivo, onde todos têm a oportunidade de se tornarem agentes de mudança. Se a motivação para aprender e o desejo de fazer a diferença na educação tecnológica são seus propósitos, esta é a sua oportunidade”, afirma José Augusto de Lima Prestes, coordenador-geral do projeto.

MAIS ESCOLAS CONTEMPLADAS

A professora auxiliar e mediadora de tecnologia da Escola Municipal Anita Garibaldi , Luciana Risso, organizou a própria rotina para realizar o curso de multiplicadora e aumentar as chances de a escola - localizada na região leste - a ser contemplada pelo projeto.

Os alunos de 4º e 5º ano se dispuseram a participar do contra-turno duas vezes por semana, sendo que cada encontro tinha quatro horas. "O empenho foi dos pais e alunos e tornou-se algo incorporado à rotina sem ser penoso", comenta.

Risso enaltece o comprometimento mútuo dos alunos e responsáveis e considera que o curso vai muito além da oferta. "A tecnologia está presente em nosso cotidiano e essa formação ultrapassa a ideia de ser programador. É um conhecimento que contribui em diversos setores da vida, ampliando a forma de lidar e solucionar problemas", reflete.

Alunas da Escola Municipal Anita Garibaldi: até o final de 2024, o Projeto Letramento Digital irá capacitar 4 mil alunos do 4º e 5º anos do Fundamental
Alunas da Escola Municipal Anita Garibaldi: até o final de 2024, o Projeto Letramento Digital irá capacitar 4 mil alunos do 4º e 5º anos do Fundamental | Foto: Divulgação

Os conhecimentos também foram colocados em prática nas atividades de ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no projeto "Alimentação Saudável, Economia de Energia e Bullying", menciona.

Integrados ao Letramento Digital, os temas de ODS ganharam na prática mais sentido no cotidiano dos alunos. "No caso da economia de energia, criaram um programa com sensor de luminosidade e em relação ao bullying, criaram um jogo de cartas e, de acordo com a atitude, o (micro:bit), que funcionava como um dado, indicava uma carinha feliz para os comportamentos positivos e uma carinha triste, para os negativos", explica.

A Escola Municipal Miguel Bespalhok, região oeste, ainda comemora o fato de ter sido contemplada em 2023. De acordo com a diretora da unidade, Cristiane Ciquini Tutida, a experiência foi valiosa.

Ela conta que as crianças ficaram bastante satisfeitas "O instrutor era muito capacitado e todo o curso foi ministrado em nossa escola, pois temos a estrutura". Tutida recorda que todas as fases foram de aprendizado e muita alegria. "Até a apresentação do projeto final". A atividade culminou com uma exposição de trabalhos, os quais puderam ser admirados pelos colegas e professores", alegra-se.

A Escola Municipal Miguel Bespalhok foi contemplada pelo projeto em 2023, a atividade culminou com uma exposição dos trabalhos desenvolvidos
A Escola Municipal Miguel Bespalhok foi contemplada pelo projeto em 2023, a atividade culminou com uma exposição dos trabalhos desenvolvidos | Foto: Divulgação

O Projeto Letramento Digital tem como principal objetivo impulsionar o desenvolvimento de habilidades digitais e promover a inclusão social por meio da educação tecnológica. Ao longo de 2023, o projeto já alcançou mais de 600 crianças de 28 escolas municipais em Londrina, fornecendo uma experiência de aprendizado valiosa através da tecnologia.

A abertura da nova turma, composta por 24 escolas municipais e até 700 crianças, aproxima o projeto da marca de 1.300 alunos dos 4º e 5º anos capacitados, reforçando o compromisso com a educação tecnológica e inclusiva. O objetivo, agora, é atingir até 4.000 alunos no final do ano, além de formar 240 agentes multiplicadores do conhecimento, essenciais para a implementação do projeto nas escolas.

LONDRINA: PIONEIRA DO PROJETO NO BRASIL

O projeto Letramento Digital foi implementado de forma inédita em Londrina pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É executado pela Facti, como Instituição Científica e Tecnológica (ICT) privada, com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação. Para que Londrina sediasse o projeto-piloto do Letramento Digital, houve a articulação e envolvimento direto da deputada federal Luísa Canziani.

O coordenador-geral do Projeto Letramento Digital, José Augusto de Lima Prestes, explicou que o projeto permite que as crianças aprendam os fundamentos de computação, robótica e prototipagem, entre outras linguagens. “Isso é feito em 90 horas, em cursos presenciais nas escolas, totalmente gratuitos, e também são fornecidos todos os materiais didáticos".

Com isso, as crianças têm o contato com a tecnologia, não apenas como produto, mas também como ferramenta para solucionar os problemas que elas tenham no dia a dia. "O principal objetivo é explicar para as crianças como usar a tecnologia e fazer isso desenvolvendo outras competências relacionadas àquilo que nessa idade elas já são capazes de fazer”, afirmou.

AMBIENTE ESTIMULADOR

Além de impulsionar o desenvolvimento de habilidades digitais e promover a inclusão social por meio da educação tecnológica, a iniciativa busca igualmente despertar o interesse das crianças por carreiras nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e na docência, criando um ambiente de aprendizado estimulante e cheio de futuras oportunidades.

Além disso, oferece às crianças a chance de aprender e experimentar com temas relacionados às TICs e visa capacitar e qualificar educadores e outros voluntários interessados para se tornarem Agentes Multiplicadores do Conhecimento. Estes agentes terão um papel essencial na realização das atividades educativas nas escolas, disseminando o conhecimento adquirido.

A Facti, a Secretaria Municipal de Educação de Londrina e a direção das escolas seguem comprometidas no acompanhamento das atividades, para garantir o sucesso da capacitação das crianças.

Para mais informações sobre o processo seletivo e como participar, visite o site: letramentodigital.org.br.