Por meio de ações planejadas, a rede municipal de Ensino realiza durante todo o ano letivo atividades de incentivo à leitura e voltadas para a formação dos estudantes desde as primeiras séries escolares.

De modo comprometido, professores, coordenadores e diretores enaltecem o livro, seus autores, as bibliotecas, os contadores de história e o que a leitura representa no desenvolvimento pessoal e profissional de um cidadão.

"A leitura é a base de todo conhecimento". É no que acredita Tatiane Dantas, a diretora da Escola Municipal Moacyr Teixeira, localizada na região Norte de Londrina. A unidade atende alunos do do P4 ao EJA e atualmente há 900 matriculados.

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Não apenas por ocasião do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril e 23 de abril, data dedicada ao "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor", Dantas explica práticas como produção de textos, leitura dirigida, produção de desenhos a partir de leitura e atividades que desenvolvem a oralidade, presentes em todas as fases dos alunos.

Além de as datas não passarem em branco dada à relevância da leitura, do livro e seus autores, Dantas coloca os alunos na posição de protagonistas frente a todas as oportunidades que o conhecimento pode oferecer.

A Escola Municipal Moacyr Teixeira tem como auxiliar de direção Cristiane Evaristo da Silva Domingues e as coordenadoras pedagógicas são Mileide Carla da Silva Novelli e Nilcéia Dias da Silva. "A leitura motiva a aprender mais, a buscar novos conhecimentos e desperta a curiosidade e a criatividade", afirma Dantas.

Na Escola Municipal Moacyr Teixeira, na zona Norte, a boneca Emília apareceu em carne e osso na Semana do Livro
Na Escola Municipal Moacyr Teixeira, na zona Norte, a boneca Emília apareceu em carne e osso na Semana do Livro | Foto: Divulgação

Da musicalização presente na Educação Infantil a textos estruturados gramatical e ortograficamente, a leitura é um elemento que acompanha a evolução escolar. "Com ludicidade e orientações adequadas a cada momento da formação, a leitura tem efeitos assertivos na rotina dos alunos", pontua Dantas.

A principal obra trabalhada pela escola foi "O Sítio do Pica Pau Amarelo", de Monteiro Lobato. Com habilidade, os professores de todas as disciplinas conseguiram inserir o tema aos conteúdos de sala de aula. A biografia do autor, a localização do sítio e a área rural, o momento histórico em que se passa a obra- são exemplos respectivamente - para a produção de texto das aulas de Língua Portuguesa, as aulas de Geografia e de História.

LER COM PRAZER

Na Escola Municipal Eurides Cunha, na Vila Recreio, centro de Londrina, o repertório de todos os alunos ficou ainda mais rico com as atividades realizadas em torno de Monteiro Lobato.

Além das que já integram a rotina escolar, o Dia Nacional do Livro Infantil transformou a semana de todos com leituras sobre o Monteiro Lobato, atividades de reconto, paradas para leitura, leitura para os colegas e até a produção de um livro por parte dos alunos.

"Individualmente ou em grupo, há um estímulo para que desenvolvam e mantenham o hábito de ler", explica Isabella Portugal, que é coordenadora pedagógica ao lado de Bárbara Rocha Aquino. A diretora é Cristhiane Portugal Pozatto e sua auxiliar é Fabiana Nakagawa Figueiredo Adamszuke.

Na Escola Municipal Eurides Cunha, na Vila Recreio, o repertório dos alunos ficou mais rico com as atividades realizadas em torno de Monteiro Lobato
Na Escola Municipal Eurides Cunha, na Vila Recreio, o repertório dos alunos ficou mais rico com as atividades realizadas em torno de Monteiro Lobato

BONECA DESPERTA INTERESSE

Com criatividade de sobra por parte das gestoras, cada escola teve a sua Emília para tornar a celebração ainda mais especial.  A boneca de pano ganhou vida por meio da vontade de cada educadora e, com espontaneidade e uma dose de esperteza, injetou uma boa dose de ânimo para que todos gostem ainda mais de ler e saber de onde uma das personagens mais conhecidas de Monteiro Lobato tira tanta energia.

Na Escola Municipal Bartolomeu Gusmão, localizada na região Leste de Londrina, a rotina da leitura ficou mais descontraída com a presença da personagem. Na sala de aula, uma visita um tanto espevitada alterou a cena e mexeu com a imaginação dos estudantes.

Tão inspiradora como fonte de observação, Emília tem espontaneidade e graça. Entre as práticas dos alunos da escola, a coordenadora pedagógica Angélica Indaía Fioramosca Godinho também anima-se para contar sobre o assunto, pois as propostas são amplas e dão liberdade aos pequenos leitores.

Na Escola Municipal Bartolomeu Gusmão, na zona Leste, a leitura ficou mais descontraída com a presença de Emília
Na Escola Municipal Bartolomeu Gusmão, na zona Leste, a leitura ficou mais descontraída com a presença de Emília


Godinho esclarece que existe uma programação que contempla todo o ano letivo. "Inclusive o projeto 'Palavras Andantes' está ativo e esse movimento de ir à biblioteca, escolher uma leitura é conservado e o hábito da leitura é um dos seus efeitos", comemora.

A coordenadora ressalta que essa retirada não implica em fazer nenhuma atividade. "Não é cobrado nada do aluno. É uma leitura livre, sem atrelamento a tarefas e a proposta é que traga ao leitor momentos de prazer em sua rotina - ainda que fora da escola", observa.

A unidade tem como diretora Rosângela Maria Garbelini Valentim e, de acordo com o nível de aprendizagem dos alunos, as propostas de leitura evoluem de modo proporcional. "De uma lista de convidados para um aniversário a um cartão com o texto parabenizando uma pessoa, há um processo. Assim, a cada atividade, o grau de exigência aumenta e os alunos lançam mão do repertório de leitura e convivência para elaborar os diferentes textos", explica.

Com preparo, os alunos tornam-se capazes de criar poemas, parlendas, rimas, recontos e diferentes gêneros textuais com clareza, coesão e coerência para serem lidos e compreendidos.

DiFUSÃO E CONSERVAÇÃO DO CONHECIMENTO

O Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado em 18 de abril, nascimento de Monteiro Lobato, escritor considerado o pai da literatura infantil brasileira. Foi instituído Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002. Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia e Dona Benta são as personagens principais.

Já esta terça-feira (23), a data é uma reverência ao Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor e também serve para dar notoriedade a escritores, leitores e tradutores. A data homenageia os escritores Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que, coincidentemente, morreram em 23 de abril de 1616.

Neste sentido, a data no calendário é um aceno de respeito seja na sua produção, seja na sua recepção e também a oportunidade de celebrar o autor em sua criação e obra como artista e também perante sua posição como detentor de direitos legais sobre suas obras.