| |

Folha Confere 5m de leitura

É FALSO que QR Code de títulos de eleitor tem voto para candidato

Mensagem com conteúdo mal intencionado circula em áudio por aplicativos de mensagens

ATUALIZAÇÃO
16 de agosto de 2022

Gralha Confere/TSE
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem É FALSO que QR Code de títulos de eleitor tem voto para candidato

Circula em aplicativos de mensagem um áudio segundo o qual as eleitoras e eleitores que fizeram os títulos neste ano ou realizaram a transferência de local de votação teriam os votos automaticamente computados para um candidato específico. A informação escondida estaria, segundo a narrativa, no código QRCode usado para conferir a autenticidade do título eleitoral. A informação é FALSA!

  

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que os códigos do sistema de autenticação, compostos por letras e números, são gerados de forma totalmente randômica, ou seja, aleatória, sem que haja qualquer escolha por parte da Justiça Eleitoral.

O QR Code serve apenas para confirmar a autenticidade dos documentos emitidos por meio do Portal do TSE e foi criado com o objetivo de facilitar o acesso do eleitorado aos serviços da Justiça Eleitoral. O Tribunal, portanto, desmente a alegação de que faria uso do sistema para manifestar qualquer posicionamento político-partidário e/ou passar mensagens subliminares às eleitoras e eleitores.

Não compartilhe boatos. Consulte canais oficiais de informação e siga o jornalismo profissional. Se encontrou uma notícia falsa, mande para a Folha Confere. Faremos a checagem das informações. Preencha o formulário com as informações da notícia falsa: https://forms.gle/WzSXPJEbCVT4oZ4S8


Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

 

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS