| |

Luiz Geraldo Mazza 5m de leitura

Pacau de bico

ATUALIZAÇÃO
10 de janeiro de 2022

Luiz Geraldo Mazza
AUTOR

Uma carta do presidente da Anvisa pedindo retratação de Bolsonaro pelas ameaças aos integrantes do órgão de Estado e que ganhou capilaridade nas redes sociais intimidando servidores e familiares por causa da aprovação da vacina para crianças de 5 a 11 anos é o tema de destaque em termos institucionais e pela circunstância de Barra Torres ser oficial da reserva das Forças Armadas. Na linguagem da sinuca um pacau de bico que joga o apostador em difícil saída. A maturidade da solicitação e seus fundamentos não garantem uma resposta em cima do laço, mas é um feito marcante da parte defensiva do Estado nas suas relações com o governo.

A prioridade

Na guerra a prioridade é a pandemia que revela baixa expressiva em mortes, em progressão aritmética, 44, entre sábado e domingo e 24.382 infecções, em progressão geométrica. Em duas semanas a média normal de Covid cresceu 2.000%, no Rio os testes positivos superaram 40%. Razões dai decorrentes levam resistentes que programavam carnaval ao óbvio recuo. Cresce atendimento a dependentes em 54% em um ano de pandemia. Destinos turísticos registram pico da Covid e gripe após Réveillon como deve ter ocorrido em Minas com os jogos do Atlético Mineiro com públicos de 70 mil torcedores e as celebrações ainda maiores de rua. De outro lado cresce a expectativa com o início da vacinação infantil, estando a pasta da Saúde a avaliar o uso da Coronavac na imunização, até agora não autorizada pela Anvisa.

LEIA TAMBÉM: 

- 84% das prefeituras do Paraná fizeram gastos indevidos em 2020

- Presidente do TJPR assume Conselho dos Tribunais de Justiça 

Sinais

Havia no início da semana no Paraná 8.221 vagas de emprego nas agências do trabalhador, quase 2 mil delas na Capital. O sinal é positivo para o reinício das atividades em meio ao ambiente de férias.

OAB, exame

Esmagadora maioria dos cursos de direito não aprova nem 30% no chamado exame da OAB. Apenas em 5,4% das instituições mais da metade dos alunos passam. 790 instituições, 80 estaduais, federais e municipais e 710 privadas foram avaliadas. Das que aprovaram apenas cinco delas são privadas. Nove em cada dez aprovam menos de 30% dos seus alunos nesse teste, contra o qual houve centena de ações rejeitadas e há a ideia de adotar o mesmo procedimento em relação a outros cursos e profissões.

Capitólio

A queda de canyon em Capitólio, MG, chocou o país pelo grande número de mortos. Mas perto dessa ocorrência houve a celebração de um ano da invasão do Capitólio pelos fanáticos trumpistas de ultradireita. Meu primeiro contacto com a expressão Capitólio se deu na juventude ginasial em estudos de latim e das guerras romanas e se dizia que fracassou a invasão pelo grasnar dos gansos que o protegiam. Lembro de uma cena de descrição de guerra em que as tropas estavam nas faldas da montanha ´´in aperto loco´´, circunstancial de lugar que significa ´´lugar aberto´´ e que um coleguinha, desavisado, traduziu como ´´um aperto louco´´.

Fome

O fim das férias escolares estão reacendendo o temor da fome na principal unidade federativa do Brasil, São Paulo. Sem merenda e com o fim do auxílio alimentação durante a pandemia cresce o temor nas famílias que não conseguiram recuperar o emprego e renda e ficam dependentes das doações como as patrocinadas pela Cufa, Central Única das Favelas.

A merenda escolar foi o primeiro instrumento, muito antes do Bolsa Família, para estímulo à presença nas escolas e segundo a secretaria estadual de educação paulista oferta da merenda teria sido até 23 de dezembro no encerramento do ano letivo.

Folclore

De cartas a história política brasileira está cheia, mas essa do Barra Torres, presidente da Anvisa, ao presidente Bolsonaro é de agudo senso político e cobra o menor índice de corrupção que houver sobre ele apelando para que ´´não perca tempo nem prevarique´´´.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS