Ainda há 13 municípios em emergência por causa das chuvas, entre eles União da Vitória e Rio Negro. Em Foz do Iguaçu, por segurança, fecharam a passarela por dois dias e agora voltou a funcionar. Governo improvisou hotéis para funcionarem como abrigo.

Acidentes

Numa rodovia federal foi flagrado um motorista a 200 km por hora. No feriadão houve 100 acidentes, com seis mortos e 140 feridos.

Empresas

No semestre no Sul tivemos mais de 400 mil empresas, a maioria delas operando no Paraná.

Estradas

Londrina recebeu com euforia a notícia do trecho da Saul Elkind que começa a ser duplicado até o fim do mês ao longo de um quilômetro entre o Chefe Newton e o Padovani, na zona norte.

Aparências

Há resistências de Israel, do Egito e do Hamas aos cuidados com a população civil pela inexistência de acordo formal a respeito. As operações de repatriamento mostram que é possível avançar nos corredores humanitários, mas a resistência é grande à proposta do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. A invasão de Gaza é iminente.

Deficit

Meta do deficit zero pode levar Haddad a travar R$ 50 bilhões, já que não há garantias de alcançá-lo. Seria freio bilionário nos gastos para evitar o descumprimento da meta no primeiro ano de vigor do arcabouço fiscal.

Oposição

A oposição vai usar a guerra como tentativa de comprometer o governo Lula com suposta ligação com o Hamas. O fato é que são fortes as contradições internas sobre o tema. Ao vincular o governo ao terrorismo é mais forte do que fazê-lo com o crime organizado.

Amazônia

O fato é que o Solimões vira deserto e indígenas adoecem com água contaminada. Bancos de areia se formam em lugar do rio.

Alzheimer

Estudos recentes revelam gene ligado ao Alzheimer presente em 26% da população.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA